Água Branca recebe seminários sobre a criação de abelhas em Alagoas

A criação de abelhas sem ferrão ainda é uma cultura pouco explorada em Alagoas e que precisa de determinadas atividades para o melhor cultivo. Com objetivo de difundir essa prática e estimular a troca de experiências, será realizado no município de Água Branca, o I Seminário de Meliponicultura. O evento acontece nesta quarta-feira (30), a partir das 8h.

No mesmo dia, também será realizada a 14ª edição do Seminário Alagoano de Apicultura, que é destinado a produtores, presidentes de sindicatos rurais, de conselhos municipais, de associações de produtores e outras entidades ligadas ao setor apícola e meliponícola.

De acordo com a gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) Apicultura no Sertão, Aline Melo, o evento é importante para promover a integração entre produtores e especialistas. “Promover o vínculo entre produtores é necessário. O ponto alto do encontro será conhecer um pouco mais sobre a criação de abelhas sem ferrão, além de dar a oportunidade dos produtores de expor os seus trabalhos, falar sobre as suas atividades”, disse.

O evento contará com uma palestra do especialista Ticiano Gomes do Nascimento, sobre a Pesquisa e Desenvolvimento de Bioprodutos à base de Própolis Vermelha. Ticiano, que é professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizou recentemente uma pesquisa que descobriu substâncias, contidas na Própolis Vermelha, que podem ser úteis no combate ao câncer e no tratamento do HIV.

“A apresentação será a mais aguardada, pois a pesquisa só tem a valorizar ainda mais a apicultura em nosso Estado. A própolis não tem apenas importância para a produção, mas também científica, tendo em vista os resultados que os estudos apontaram”, comenta a gestora do APL, Aline Melo.

O evento é realizado pelo Sebrae, em parceria com as secretarias de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande); da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri); da Ciência, Tecnologia e da Inovação (Secti); Codevasf, Uneal e Prefeitura de Água Branca.

Agência Alagoas

Descrição do autor

Redação

Ainda não há comentários.

Participe da conversa