SMTT segue com curso para motoristas de ônibus de Maceió

SMTT segue com curso para motoristas de ônibus de Maceió

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) segue com o curso de conscientização e orientação para motoristas de transporte público coletivo na sede do Sest/ Senat, no bairro da Serraria. A atividade está sendo realizada durante toda a semana e tem como principal objetivo alertar o profissional sobre o comportamento que ele deve ter com todas as outras categorias que também utilizam a faixa azul, além dos ciclistas.

“No curso são abordados temas sobre como evitar acidentes, convivência no trânsito, normas e condutas, primeiros socorros, humanização no trânsito, além de atividades práticas que procuram fazer com que os motoristas passem pelas mesmas situações vivenciadas por idosos, deficientes físicos e ciclistas”, explicou a diretora de Educação para o Trânsito da SMTT, Juliana Normande.

José Carlos, motorista há 20 anos, participou do curso. “Estou gostando bastante das aulas e com certeza levarei todos os conhecimentos adquiridos para o dia a dia no trabalho. A atividade só tem a acrescentar ao nosso exercício de motorista”, disse.

Welton Santos é motorista há dez anos e também destaca a importância da atividade para os profissionais. “O curso está sendo ótimo e é de extremo valor para todos. Aqui, adquirimos muito aprendizado que precisa ser colocado em prática todos os dias, tanto para nós motoristas de ônibus, quanto para os motoristas de outras categorias. Só assim podemos ter um transporte mais humanizado”, afirmou.

O curso de conscientização e orientação para motoristas de transporte público coletivo é desenvolvido pela SMTT em parceria com o SEST/SENAT e as empresas de ônibus da capital. O curso tem duração de 20h semanais e é realizado durante toda a semana no horário das 9h às 12h.

Transporte complementar

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió finalizou no último dia 10, o curso de conscientização e orientação para motoristas do transporte complementar. A assessora técnica da SMTT, Aldinete Dantas, que também ministrou uma palestra durante a atividade, disse que o curso foi um sucesso.

“O saldo de tudo foi muito bom, superou expectativas. Foi bastante proveitoso, além da ampliação de conhecimento para os motoristas, a interação a cada assunto abordado foi excelente. Esperamos continuar com o projeto”, enfatizou a assessora.

“O curso foi muito interessante, com ele pude adquirir mais conhecimento quanto ao comportamento que nós motoristas devemos ter no trânsito de nossa cidade. Espero que a atividade seja realizada mais vezes”, afirmou Luiz Gustavo, motorista de transporte complementar há dois anos.

Evitando acidentes na faixa azul

Com o intuito de chamar a atenção dos motoristas de ônibus e condutores de carros particulares, a SMTT dá dicas de como evitar acidentes na faixa azul.

De acordo com o diretor de Operações de Trânsito da SMTT, Carlos Calheiro, a maioria dos acidentes é causada por imprudência e falta de habilidade do condutor. “Ele deverá sinalizar com antecedência toda a conversão que deseja realizar. Todos eles têm que entrar na faixa no momento oportuno, sempre utilizando a ressalva de trafegar por apenas dois quarteirões, obtendo assim, segurança na manobra”, explicou.

Ainda, segundo Calheiro, a velocidade ainda é um grande problema, principalmente para o motorista de ônibus. “Não há necessidade para se transitar em alta velocidade. O motorista não pode exceder o limite de 50 km/h na faixa azul e sempre que alguém quiser realizar uma conversão, ele deverá ceder a vez. Os condutores tem que ter consciência e prudência para evitar acidentes”, esclareceu.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate