Diagnóstico de gestação em bovinos pode ser feito 30 dias após estação de monta

Diagnóstico de gestação em bovinos pode ser feito 30 dias após estação de monta

O diagnóstico de gestação é parte importante do manejo reprodutivo e deve ser feito o mais precocemente possível, depois da estação de monta. Com o auxílio da ultrassonografia, o diagnóstico pode ser feito 30 dias depois do término da estação de monta. Por palpação retal, deve ser realizado 45 dias após a estação.

A pesquisadora da Embrapa Gado de Corte de Campo Grande (MS), Alessandra Nicacio, explica que quanto mais precoce for feito o diagnóstico, mais cedo o produtor pode decidir o que fazer com o animal: manter ou descartar.

“Se a vaca estiver prenhe, já deve ser separada para o lote de vacas prenhes, que devem ter um manejo diferenciado, principalmente, na época de parto, pois acompanha-se a condição corporal durante o pré-parto, além de os animais serem mantidos em um piquete maternidade”, diz.

Caso a estação de monta não tenha gerado bons índices de prenhez, uma opção é fazer a contra-estação – no meio do ano – que seria uma segunda estação de monta, com as vacas que não emprenharam na primeira. Normalmente, a estação de monta acontece entre outubro/novembro até janeiro e, às vezes, fevereiro.

“Depende da fazenda e do período de chuvas, pois a estação começa juntamente ao período chuvoso”, afirma a pesquisadora.

Ela alerta que em muitas fazendas o diagnóstico é feito somente no período da desmama, que ocorre por volta de maio, o que resulta numa perda de tempo sobre a decisão do que fazer com o animal, atrasando os descartes e gerando prejuízos econômicos.

Métodos

A diferença entre fazer o diagnóstico por palpação retal e ultrassonografia é que o ultrassom possibilita mais informações como viabilidade fetal, visualização de alteração de útero, permite diferenciar o conteúdo uterino para diagnosticar processos infecciosos, ou seja, possibilita o diagnóstico mais preciso da prenhez e da condição da vaca.

“Por isso, o ideal é trabalhar com ultrassom, que tem resultado mais rápido e eficiente. Outra vantagem é que, por volta de 60 dias de gestação, já é possível ver o sexo do feto”, finaliza Alessandra.

Embrapa

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate