Aumento da mistura exigiria mais 1,1 bilhão de litros de etanol, diz Archer

Aumento da mistura exigiria mais 1,1 bilhão de litros de etanol, diz Archer

O aumento da mistura de etanol anidro na gasolina, dos atuais 25% para 27,5%, segundo a Archer Consulting, especializada em açúcar e etanol, provocaria um aumento de demanda de 1,1 bilhão de litros na safra 2014/2015 de cana-de-açúcar, que teve início neste mês. O cálculo leva em conta que o reajuste entre em vigor em 1º de maio. Para a consultoria, cerca de 15 milhões de toneladas de cana que seriam destinadas à produção de açúcar precisariam ser destinadas à de anidro para suprir essa demanda adicional. A safra está estimada em 575,5 milhões de toneladas pela Archer.

Na semana passada, o governo sinalizou disposição em levar o reajuste adiante. O objetivo, entretanto, é evitar a alta do preço da gasolina para segurar a inflação. A questão é negociada entre o ministro da Agricultura, Neri Geller, e o titular de Minas e Energia, Edison Lobão.

O pedido de aumento de mistura foi feito pelo setor sucroalcooleiro em janeiro. A avaliação de parte do governo é de que o aumento da mistura em 2,5 pontos porcentuais seria suficiente para levar o setor a reinvestir no aumento da produção de etanol usado direto nos tanques de automóveis, além de voltar a fazer o etanol ser atraente para consumo na bomba em comparação com a gasolina.

Rural Br

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate