Secretário diz na AMA que não vai faltar dinheiro para carro-pipa

Secretário diz na AMA que não vai faltar dinheiro para carro-pipa

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Napoleão Casado, garantiu na reunião da AMA desta segunda que não irão faltar recursos para a manutenção da operação Pipa, nas cidades atingidas pela estiagem. “Esta não é a primeira vez que o governo do Estado mantém o pagamento aos pipeiros, mesmo sem a contrapartida federal. A logística já está pronta e o dinheiro não vai faltar”, assegurou o secretário. A firmeza e o trabalho que vem sendo executado por Napoleão Casado foi motivo de aplauso dos prefeitos que reconheceram o empenho em não deixar falta água para a população urbana e rural.

Os problemas que ainda existem decorrem da falta de informação e clareza da Defesa Civil Estadual para as prefeituras sobre a situação dos pipeiros. “ Recebemos a cobranças e muitas vezes são eles que provocam as situações, principalmente no preenchimento errado de cadastros e relatórios. Se houvesse um canal de informação direto e ágil não haveria motivo para reclamação”, disse o presidente da AMA, Jorge Dantas. A prefeita de Traipu, Conceição Tavares foi uma das que cobrou o pagamento em atraso .

Com muitas atribuições e pouca previsão orçamentária, os municípios não têm como bancar mais essa conta, disse Jorge Dantas. A AMA vai acompanhar de perto o controle feito pela Semarh e Defesa Civil para auxiliar os prefeitos nas correções que forem necessárias para ajustar as situações que apresentam problemas.

De março de 2013  a março de 2014 já foram aplicados R$ 30 milhões para o abastecimento das cidades e, segundo Napoleão Casado, o governo já começou a trabalhar para enfrentar a estiagem de 2014/2015 com os ajustes que forem necessários. O secretário anunciou ainda que a Amgesp já está recebendo adesão de pipeiros para o cadastro exigido por lei.

O Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Napoleão Casado também apresentou o plano de contingenciamento para obras de convivência com a seca, elaborado pelo Estado, e executado de forma multissetorial reunindo a Secretaria da Infraestrutura, Casal, Semarh e a Defesa Civil, para garantir água potável a 200 mil pessoas do Semiárido até o final de 2014. Ele anunciou ações como recuperação de nascentes, mananciais e barragens, além de todo mapeamento das necessidades urbanas.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate