Rui viaja em busca de modelo para reduzir violência em Maceió

Rui viaja em busca de modelo para reduzir violência em Maceió

Com base nas estatísticas de homicídios, Maceió é considerada a capital mais violenta do Brasil e uma das cidades mais violentas do mundo.

Jovem, pobre, da periferia e envolvido com o tráfico ou consumo de drogas. Esse é, segundo as autoridades policiais, o perfil da maioria das pessoas que são mortas em Maceió e em Alagoas.

Falta de educação? Ausência da família e da sociedade? Inexistência de políticas públicas ou uma legislação pífia, que esbarra sempre nos “movimentos” dos direitos humanos?

São muitas perguntas sem respostas e muitas promessas não cumpridas. Os modelos postos até agora não se mostraram muito eficazes, não é mesmo Brasil Mais Seguro?

A violência foi tema das eleições municipais e será ainda mais na próxima eleição, quando será escolhido o novo governador.

Do ponto de vista constitucional a segurança pública é de responsabilidade do estado. Mas qualquer um está careca de saber que sem uma participação mais efetiva de toda a sociedade e do poder público em todas as suas instâncias não será fácil conseguir reduzir os índices de criminalidade.

Talvez por isso o prefeito Rui Palmeira, de Maceió, tenha decidido aceitar um convite para conhecer o modelo de política pública que conseguiu reduzir em quase 70% a taxa de homicídios em Bogotá e Medellin, as duas maiores cidades da Colômbia.

Atualmente as duas cidades colombianas tem taxas próximas a 20 homicídios por 100 mil habitantes, mas já conviveram até com índices semelhantes aos de Alagoas e Maceió.

Quem também vai na missão que dura três dias é o prefeito de Aracaju, João Alves e  alguns secretários da prefeitura do Recife.

Rui Palmeira viaja nesta segunda-feira acompanhado alguns secretários, entre eles  Clayton Santos (comunicação), Cel. Edmilson (segurança comunitária) e Tácio Melo (SMTT).

Murilo Cavalcante, secretário da prefeitura do Recife, que escreveu o livro “Os exemplos de Bogotá e Medellin” também participa da viagem. Lá eles encontram Hugo Acero, que foi secretário de segurança cidadão responsável pela redução da criminalidade na cidade.

“Vamos em busca de um exemplo que pode ser trazido para Maceió. Aqui a prefeitura já aposta em atividades culturais e esportivas voltadas para a juventude. Mas o prefeito Rui Palmeira acredita que ainda há muito a ser feito e a prefeitura vai, na medida do possível, dar sua contribuição, para reduzir os índices de violência na cidade”, aponta Clayton Santos, secretário de Comunicação.

Alguns links úteis sobre o tema:

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/mundo/internacional/noticia/2013/04/14/os-exemplos-de-bogota-e-medellin-79674.php

http://revista-mensch.blogspot.com.br/2014/02/perfil-seguranca-publica-sob-mira-de

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate