SMS Maceió vai oferecer exames a mulheres em situação de rua

SMS Maceió vai oferecer exames a mulheres em situação de rua

Nos próximos dias 22 e 23 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoverá uma ação especial na Carreta da Mulher, atendendo 80 mulheres que vivem em situação de rua. Elas possuem cadastro registrado pela equipe do Programa Consultório na Rua e nunca fizeram nenhum dos exames oferecidos pela unidade móvel, que irá recebê-las na Praça Nossa Senhora das Graças, no Benedito Bentes.

A ação vai possibilitar que mulheres façam os três exames oferecidos pela carreta: mamografia, ultrassonografia pélvica e de mama. A maioria das pacientes não tem documento, endereço nem cartão do SUS. “Teremos uma boa oportunidade de oferecer o serviço de diagnóstico, prevenção e tratamento a essas mulheres”, salienta a coordenadora geral dos Distritos Sanitários da SMS, Flávia Melro, que se reúne na próxima semana com a coordenadora do Programa Consultório na Rua, Jorgina Sales, para traçar a logística da ação.

O Consultório na Rua tem como objetivo ampliar o acesso da população em situação de vulnerabilidade a ações de saúde. “Esse cadastro é muito maior que a demanda que atendemos nas ruas. Os casos registrados são de pessoas que conseguimos encontrar que querem e aceitam assistência. Nosso trabalho respeita a liberdade de quem está em situação de rua e assim quer viver. Mas ao mesmo tempo oferece acolhimento e acompanhamento aos que têm vontade de reequilibrar suas vidas”, observou a psicóloga Roberta Moreira.

A equipe de profissionais do Consultório na Rua realiza trabalho de campo nos três turnos, de segunda a sexta-feira. Os profissionais abordam o público em situação de rua para saber quais as principais necessidades. Normalmente os moradores de rua pedem diferentes tipos de ajuda e a maioria deseja sair desta situação. Entre os auxílios, muitos demonstram o desejo de ser internado para sair do vício das drogas ou para tratar de doenças, além de solicitarem documentos pessoais, a exemplo de certidão de nascimento e carteira de identidade, porque não têm ou perderam nas ruas.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate