Faixa Azul: SMTT autua mais de 450 motoristas em apenas um mês

Faixa Azul: SMTT autua mais de 450 motoristas em apenas um mês

Após um mês da implantação da faixa exclusiva para ônibus coletivos, veículos complementares e táxis com passageiros, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) divulgou o número de autuações referentes às infrações de condutores e motoristas de ônibus que transitaram indevidamente sobre a faixa ou fora dela.

De acordo com o órgão, neste primeiro mês desde a implantação e início da fiscalização, no dia 10 de março, foram autuados 462 veículos por utilizarem a faixa exclusiva por mais de duas quadras, quando a obrigatoriedade é usar a faixa somente para ter acesso às ruas paralelas ou estabelecimentos comerciais no espaço estabelecido. Já 29 foi o número de autuações para os ônibus que circularam fora da faixa neste primeiro mês.

“Tivemos um período de adaptação na qual os condutores não foram autuados, mas somente advertidos pela fiscalização. Depois, com o início das autuações pelo cometimento das infrações, percebemos que muitos ainda insistem em trafegar pela faixa exclusiva para transitar de forma mais rápida”, explica o diretor de Operações de Trânsito da SMTT, Carlos Calheiro.

O condutor que for flagrado transitando indevidamente pela chamada “faixa azul”, de acordo com o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro, será penalizado com multa de natureza leve. Já o ônibus coletivo e o transporte complementar que transitarem fora da faixa exclusiva também recebem multa de natureza média, conforme prevê o artigo 185 do CTB. O táxi somente poderá transitar na faixa azul quando estiver com passageiro e tem livre acesso às demais faixas.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate