Projeto leva cidadania aos custodiados do Sistema Prisional

Projeto leva cidadania aos custodiados do Sistema Prisional

Em agosto de 2012 um projeto inovador foi criado pela Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap). O “Balcão Cidadão” é fruto de uma construção coletiva dos profissionais de Serviço Social da Sgap, que criou uma central de viabilização de documentação civil para os reeducandos do sistema prisional alagoano, resgatando o direito à cidadania.

O projeto tem como objetivo viabilizar a documentação civil de todos os custodiados do sistema prisional, bem como facilitar o processo de abertura de conta poupança dos reeducandos trabalhadores, facilitando o recebimento da remuneração do trabalho desenvolvido dentro do sistema prisional. Para que o trabalho tivesse êxito, foram firmadas parcerias junto ao Instituto de Identificação, Receita Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral e Caixa Econômica Federal.

O Balcão Cidadão emitiu em 2013, 2.025 documentos entre carteiras de identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), título eleitoral, certidão de nascimento e 459 contas bancárias foram abertas para os reeducandos trabalhadores.

A gerente do Núcleo de Assistência Social, Larissa Vital, conta que antes do Balcão Cidadão o número de reeducandos que apresentavam pendências de documentos era expressiva. “O Balcão Cidadão representa um verdadeiro trabalho em rede que reúne as instituições públicas para viabilizar e garantir o direito à cidadania. Antes, muitos reeducandos não possuíam documentação, o que implicava no acesso aos benefícios sociais aos quais têm direito”, disse.

O reeducando Alexandre da Silva é representante de módulo do Presídio Baldomero Cavalcanti e foi um dos beneficiados com o projeto. “O Balcão Cidadão veio para ajudar na emissão de nossa documentação e dos cartões bancários. Depois que foi feito esse trabalho, tudo foi agilizado. Hoje em dia, no módulo do trabalhador, poucos são os custodiados que não possuem a documentação regularizada”, disse.

Alexandre da Silva relata também que a equipe de serviço social sempre é muito atenciosa com todos. “Nossa família fala muito bem do tratamento que recebem, pois são bem tratados quando procuram as assistentes sociais”, completou.

Núcleo de Assistência Social

O Núcleo de Assistência Social da Sgap atua na área social e jurídica, além de fornecer serviços de assistência social e viabiliza o desenvolvimento de ações nas áreas de saúde, educação, previdência social, trabalho e renda, cidadania e reintegração social. Tem o objetivo também de articular parcerias com instituições públicas e privadas para estabelecer convênios com foco no desenvolvimento das ações do Serviço Social.

Trabalhos de atendimento e acompanhamento dos reeducandos e familiares, solicitação de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), realização de visitas domiciliares e institucionais, atendimento e acompanhamento aos reeducandos trabalhadores e estudantes, avaliação social para inserção em atividade laboral também são desenvolvidos pela gerência.

Atualmente estão sendo executados pelo setor o Projeto Balcão Cidadão, Serviço de Atendimento à Família (SAF), Projeto Mutirão de Limpeza, Projeto Quebrando Preconceitos e Conhecer para Transformar.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate