Estado reabre II Centro de Saúde e prefeitura assume os serviços

O II Centro de Saúde, situado na Praça da Maravilha, no bairro do Poço, reabre na próxima sexta-feira (11), às 10h. Municipalizada, a unidade vai ofertar consultas especializadas, exames para diagnósticos e tratamentos, realizados mediante encaminhamento médico regulado pelo Complexo de Regulação de Serviços de Saúde (Cora) de Maceió, em dias úteis, das 7h às 19h.

Com sua estrutura física totalmente reformada e reestruturada pelo Estado, os 1.340 m² da unidade dispõem de área verde, corredores de ventilação, sistema de comunicação visual, rede de lógica, barreira radiológica, consultórios e salas climatizadas, mobília e equipamentos novos, além de segurança patrimonial.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, o projeto foi pensado com o objetivo de facilitar o acesso dos usuários às informações.

“As ações que serão realizadas no II Centro favorecem o cumprimento dos princípios ideológicos e organizativos do Sistema Único de Saúde, garantindo a integralidade da assistência com o fluxo de referência”, esclareceu Villas Bôas. Ele informou que a obra faz parte do Programa Alagoas Tem Pressa e foram investidos R$ 2,9 milhões do Tesouro Estadual para a reestruturação da unidade.

Serviços

O II Centro vai ofertar consultas na especialidade de ginecologia, mastologia, oncologia, urologia, cardiologia, pneumologia, gastroenterologia, proctologia, dermatologia, otorrinolaringologia, geriatria, psiquiatria, odontologia, enfermagem, nutrição, psicologia e serviço social.

Inicialmente, a unidade vai disponibilizar também exames diagnósticos de eletrocardiogramas, testes de Holter, monitoramentos ambulatoriais da pressão arterial (MAPA), radiografias, videocolposcopias e testes de identificação da tuberculose (PPD e baciloscopias).

A unidade vai sediar ainda os serviços de referência Unidade Sentinela para Influenza e Vacinas do Viajante, além do setor de vacinação, que vai atender à demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de encaminhamento médico regulado pelo Cora.

Com a reestruturação, o II Centro passa a sediar o Serviço de Referência Estadual para Tratamento de Tuberculose, compor a Rede Estadual de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, prestando assistência ambulatorial especializada de média complexidade, com ênfase na saúde da mulher e do homem.

O II Centro de Saúde foi inaugurado em 1959 e, desde então, não havia passado por nenhuma grande reforma.

Agência Alagoas

Descrição do autor

Bccom Comunicação

Ainda não há comentários.

Participe da conversa