Estado reabre II Centro de Saúde e prefeitura assume os serviços

Estado reabre II Centro de Saúde e prefeitura assume os serviços

O II Centro de Saúde, situado na Praça da Maravilha, no bairro do Poço, reabre na próxima sexta-feira (11), às 10h. Municipalizada, a unidade vai ofertar consultas especializadas, exames para diagnósticos e tratamentos, realizados mediante encaminhamento médico regulado pelo Complexo de Regulação de Serviços de Saúde (Cora) de Maceió, em dias úteis, das 7h às 19h.

Com sua estrutura física totalmente reformada e reestruturada pelo Estado, os 1.340 m² da unidade dispõem de área verde, corredores de ventilação, sistema de comunicação visual, rede de lógica, barreira radiológica, consultórios e salas climatizadas, mobília e equipamentos novos, além de segurança patrimonial.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, o projeto foi pensado com o objetivo de facilitar o acesso dos usuários às informações.

“As ações que serão realizadas no II Centro favorecem o cumprimento dos princípios ideológicos e organizativos do Sistema Único de Saúde, garantindo a integralidade da assistência com o fluxo de referência”, esclareceu Villas Bôas. Ele informou que a obra faz parte do Programa Alagoas Tem Pressa e foram investidos R$ 2,9 milhões do Tesouro Estadual para a reestruturação da unidade.

Serviços

O II Centro vai ofertar consultas na especialidade de ginecologia, mastologia, oncologia, urologia, cardiologia, pneumologia, gastroenterologia, proctologia, dermatologia, otorrinolaringologia, geriatria, psiquiatria, odontologia, enfermagem, nutrição, psicologia e serviço social.

Inicialmente, a unidade vai disponibilizar também exames diagnósticos de eletrocardiogramas, testes de Holter, monitoramentos ambulatoriais da pressão arterial (MAPA), radiografias, videocolposcopias e testes de identificação da tuberculose (PPD e baciloscopias).

A unidade vai sediar ainda os serviços de referência Unidade Sentinela para Influenza e Vacinas do Viajante, além do setor de vacinação, que vai atender à demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de encaminhamento médico regulado pelo Cora.

Com a reestruturação, o II Centro passa a sediar o Serviço de Referência Estadual para Tratamento de Tuberculose, compor a Rede Estadual de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, prestando assistência ambulatorial especializada de média complexidade, com ênfase na saúde da mulher e do homem.

O II Centro de Saúde foi inaugurado em 1959 e, desde então, não havia passado por nenhuma grande reforma.

Agência Alagoas

Author Description

Bccom Comunicação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate