Prefeitos alagoanos visitam o município de Três Rios, no Rio do Janeiro

Prefeitos alagoanos visitam o município de Três Rios, no Rio do Janeiro

Nos dias 09 e 10 de abril, representantes do Sebrae Alagoas e de 16 municípios alagoanos participarão de uma visita técnica ao município de Três Rios, no Rio de Janeiro, caso de sucesso revelado na 7ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (2011/2012). O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Jorge Dantas, vai acompanhar as visitas.

O prefeito da cidade, Vinícius Farah, foi premiado pelo Melhor Projeto sobre a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que estabelece uma série de benefícios para os pequenos negócios, incluindo desde incentivos fiscais até medidas para facilitar o dia a dia do empresário e aumentar a participação das pequenas empresas nas compras do governo.

O objetivo dessa visita é a troca de experiências, a fim de apresentar aos prefeitos alagoanos a visão de uma cidade que investe e enxerga as micro e pequenas empresas como uma peça chave para o desenvolvimento econômico e social. A ideia é que eles compreendam ainda mais a importância de estimular o empreendedorismo nos municípios e de implementar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas como uma ferramenta para o desenvolvimento municipal.

De acordo com a gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Alagoas, Izabel Vasconcelos, essa ação tem o propósito de inspirar os prefeitos alagoanos na busca de novas práticas de gestão. “Através de visitas como essa, é possível aprender com municípios que têm boas práticas a como se tornar uma cidade que valoriza o empreendedorismo e fomenta o desenvolvimento local”, destacou Izabel.

Para Jorge Dantas é importante para os municípios alagoanos conhecerem parâmetros de desenvolvimento econômico e dos pequenos negócios. “Cada local tem sua peculiaridade, é preciso saber adequar, mas fazer a visita técnica de Três Rios será uma ótima experiência”, afirmou o presidente da AMA.

Três Rios foi vencedora da etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor pela implantação de políticas públicas que visam ao surgimento de novos negócios; pela ampliação da arrecadação municipal; pelo resgate da economia local; e pelo melhoramento do ambiente de negócios do município.

Alagoas

Na etapa estadual da 7ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, um dos municípios destaque foi Taquarana, na categoria Pequenos Negócios no Campo. De acordo com o prefeito da gestão premiada, Alay Correia, o diferencial para vencer a categoria foi o investimento em capacitação.

“Primeiro, buscamos compreender as necessidades do nosso município; depois de detectarmos o que precisava ser feito, buscamos soluções. Participamos do Projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – PAIS, desenvolvido pelo Sebrae, investimos na qualidade de vida das pessoas e proporcionamos sustentabilidade para as comunidades atendidas. Além disso, estimulamos a prática da agricultura orgânica por meio de processos produtivos sem o uso de agrotóxicos”, explicou Alay.

Este ano, 20 municípios alagoanos estão concorrendo à 8ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Cada município pode inscrever dois projetos nas seguintes categorias: Melhor Projeto; Lei Geral Implementada; Compras Governamentais; Desburocratização; Pequenos Negócios no Campo; Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos; e Novos Projetos. A cerimônia estadual de premiação será realizada no dia 19 de maio.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate