IBGE: Indústria cresce no primeiro bimestre em nove dos 14 locais pesquisados

IBGE: Indústria cresce no primeiro bimestre em nove dos 14 locais pesquisados

A expansão acumulada de 1,3% na produção industrial brasileira nos dois primeiros meses do em comparação com o mesmo período do ano passado reflete resultados positivos em nove dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Desses nove, sete cresceram acima da média nacional (1,3%): Pernambuco (8,3%), Amazonas (6,0%), a Região Nordeste, que como um todo cresceu 2,9%, Pará (2,7%), Minas Gerais (2,5%), Paraná (2,3%) e Rio Grande do Sul (2%). Outros dois estados, embora tenham fechado o bimestre com taxas positivas, cresceram abaixo da média nacional: Santa Catarina (1,1%) e Ceará (0,8%).

As quedas mais acentuadas foram verificadas em São Paulo – maior parque fabril do país, com queda na produção industrial acumulada de janeiro a fevereiro de 2,4%; e no Rio de Janeiro e Espírito Santo, ambos com variação de -2,2%.

Nesses dois estados, segundo o IBGE, os resultados refletem especialmente a menor produção dos setores de veículos automotores, refino de petróleo e produção de álcool, outros produtos químicos, edição, impressão e reprodução de gravações e produtos de metal, no caso do Rio de Janeiro; e de farmacêutica, indústrias extrativas, edição, impressão e reprodução de gravações, metalurgia básica e de veículos automotores, no segundo; e de indústrias extrativas, no Espírito Santo. Aparecem, ainda, com resultados negativos Goiás (-0,8%) e Bahia (-0,1%).

Agência Brasil

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate