Setor canavieiro anuncia manifestação nacional no próximo dia 24

Setor canavieiro anuncia manifestação nacional no próximo dia 24

Um encontro realizado na quinta, dia 3, entre representantes do setor canavieiro e políticos resultou no anúncio de uma manifestação em favor do etanol. Foram definidas algumas reivindicações, sendo a principal delas o aumento da mistura de etanol anidro na gasolina, de 25% para 27,5%. O setor também reclama do sucateamento de toda a cadeia produtiva e da falta de políticas governamentais em favor da cana-de-açúcar.

Na reunião, ficou acertado que haverá uma série de atividades em 24 de abril, definido como “Dia Nacional em Defesa do Etanol”. Tudo foi deliberado na reunião realizada na sede da Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), em Piracicaba.

Estiveram presentes os deputados Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB), que também preside a Amcesp (Associação dos Municípios Canavieiros do Estado de São Paulo), além Arnaldo Jardim e Roberto Morais, ambos do PPS e integrantes de frentes parlamentares que defendem o setor.

Canavieiros aproveitaram para narrar o drama que garantem viver, afundados em dívidas e sem socorro governamental, o que torna a produção cada vez mais difícil. Para Thame, todas as tentativas de diálogo foram inúteis e o governo não se mexeu para atender aos pedidos de socorro do setor. “E isso exige uma ação mais contundente”.

Arnaldo Jardim falou que o foco das manifestações incluem a definição de uma tributação diferenciada para o setor, incentivo ao desenvolvimento de programas de tecnologia automotiva e a disseminação da bioeletricidade.

Crise

Na semana passada, duas usinas fecharam no interior paulista e até o final do ano outras 12 estariam correndo o risco de encerrar suas atividades. O presidente da Orplana, Manuel Ortolan, falou que os organizadores do movimento vão se reunir agora para definir os detalhes e a uniformidade do movimento. O setor também prepara uma manifestação em Brasília, no dia 13 de maio.

Rural BR

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate