Ministério da Integração prorroga convênio para carros-pipa

O Ministério da Integração Nacional irá prorrogar o repasse de recursos para pagamento dos serviços de carros-pipa que abastecem os municípios atingidos com a estiagem no Sertão alagoano. A garantia foi dada ao governador Teotonio Vilela pelo ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, durante audiência na quarta-feira (2), em Brasília.

“O ministro nos disse que um novo convênio irá retomar os repasses para permitir o pagamento dos carros-pipa, importantíssimos para levar água à população do Sertão”, ressaltou o governador.

Atualmente, como as verbas do governo federal estão contingenciadas, o Governo de Alagoas tem garantido o pagamento dos serviços de carros pipa com verba própria, para garantir o atendimento da população das regiões mais atingidas com falta de chuvas.

Canal do Sertão

Ainda no encontro com o ministro, o governador falou sobre a principal obra hídrica do Estado, o Canal do Sertão. Ele afirmou que a obra segue em ritmo acelerado, com 3 mil sertanejos trabalhando e a construção do quinto trecho prevista.

“A obra avança muito bem e o ministro tem acompanhado nosso trabalho. Ele nos assegurou que não faltarão recursos federais para a continuidade do Canal do Sertão, o que irá permitir avançarmos até o quilômetro 150”, afirmou Teotonio.

O governador abordou ainda sobre plano de contingenciamento para obras da seca, elaborado pelo Estado, através de parceria entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura, a Casal, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Defesa Civil, orçado em R$ 83 milhões.

A proposta, que está sob análise do Ministério da Integração Nacional, contempla 14 projetos e atende inúmeros municípios, entre eles os de Paulo Jacinto e Viçosa.

De acordo com o governador, a ideia é criar pequenas adutoras para abastecer cidades que tiveram suas fontes de fornecimento de água exauridas com a seca.

“Esses pequenos sistemas hídricos irão permitir retomar o fornecimento nessas localidades. É um projeto urgente e nossa expectativa é de que seja aprovado pelo Ministério da Integração com o máximo de celeridade, para envio de recursos e início das obras”, disse Teotonio.

O governador falou também sobre a aquisição de kits que irão permitir que a água do Canal contribua com a irrigação da plantação de 400 pequenos produtores rurais, já selecionados pelo Estado como beneficiários. A previsão é de que o valor para compra dos kits, cerca de R$ 5 milhões, seja repassado na próxima semana ao Estado.

A audiência em Brasília foi acompanhada pelos deputados federais alagoanos Givaldo Carimbão (PROS-AL) e Alexandre Toledo (PSB-AL), do Secretário de Fazenda, Maurício Toledo, além do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz.

Agência Alagoas

Descrição do autor

Bccom Comunicação

Ainda não há comentários.

Participe da conversa