Mais de R$ 990 milhões serão destinados à promoção de produtos orgânicos ainda este ano

Com o intuito de esclarecer o público consumidor em relação aos produtos orgânicos e sustentáveis, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) firmaram um acordo de cooperação no valor de R$ 992 milhões.
Os recursos serão investidos na produção de materiais utilizados em campanhas educativas. O objetivo é explicar o que são os produtos orgânicos, quais os princípios de produção e os benefícios para o meio ambiente e para a saúde. O acordo foi assinado pelo secretário da SDC, Caio Rocha, nesta semana e deve ser colocado em prática pela Superintendência Federal de Agricultura do Distrito Federal (SFA/DF).

Além do material didático, serão realizados eventos como a “Semana dos Orgânicos”, no final de maio e início de junho e a campanha “Brasil Orgânico e Sustentável”, que estão inseridos nas iniciativas do governo federal para a Agenda de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa do Mundo FIFA 2014.

A intenção é desenvolver diversas ações para a divulgação dos produtos orgânicos e sustentáveis brasileiros, antes, durante e depois do evento esportivo. O material que será confeccionado deve ser distribuído para todos os Estados do país.

Características

A principal característica dos produtos orgânicos é a não utilização de agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente. Para ser considerado orgânico, um alimento precisa passar pelo processo produtivo em que o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, incluindo as relações sociais e culturais, devem ser respeitadas.

Rural Br

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Bccom Comunicação

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