Governador ressalta imprensa livre em Congresso de Jornalistas em Alagoas

Governador ressalta imprensa livre em Congresso de Jornalistas em Alagoas

O governador Teotonio Vilela Filho participou, na noite desta quarta-feira (2), da abertura do 36º Congresso Nacional de Jornalistas, que ocorre em Maceió com a presença de profissionais de todo o Brasil e de outros países. O evento, que segue até o sábado (5), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, discute o papel do jornalismo na construção da democracia.

“Estamos sempre incentivando a realização de encontros como esse, mas um congresso dos jornalistas tem uma conotação especial. Gostei muito da ideia desse evento, como governador e como democrata que sou por temperamento, por convicção e por formação, pois desde cedo, aprendi a conviver com esses profissionais na casa do velho Teotônio”, disse o governador.

Ele lembrou o respeito pela profissão. “Por isso tudo, respeito muito o jornalismo e seus profissionais. Nessa data que marca os 50 anos do golpe de 64, temos que relembrar o papel importante da imprensa, que nos ajudou a avançar. E logo depois, quando a democracia foi restabelecida e nos deparamos com um governo corrupto, a imprensa também soube denunciar”.

Teotonio encerrou seu discurso enaltecendo as belezas naturais, a culinária e o artesanato de Alagoas, com um convite especial aos participantes do congresso: “Não deixem Alagoas sem dar um mergulho nas praias mais bonitas do mundo, sem experimentar a culinária alagoana, que agrega o melhor da cozinha africana, indígena e portuguesa. Nesse aspecto, estar em Alagoas é como estar na França: come-se bem em qualquer lugar”, apresentou o governador.

Congresso

Promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e este ano realizado pelo Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (SindjornAL), o congresso é o maior fórum de deliberação da categoria. Cerca de 600 pessoas devem participar, entre profissionais, estudantes e palestrantes. A abertura contou ainda com a conferência do sociólogo francês Dominique Wolton, considerado uma das maiores autoridades da Europa na área de pesquisa em Comunicação e nas suas relações com a sociedade, a cultura e a política.

Ao longo do encontro, serão discutidas ainda a formação acadêmica do jornalista, os desafios de manter a qualidade da imagem e do texto com a chegada do jornalismo web, a assessoria de imprensa e o comportamento do assessorado nas redes sociais, a regulação da Comunicação e a logística de um repórter na cobertura de uma Copa do Mundo.

A presidente do Sindjornal, Valdice Gomes, falou sobre a felicidade de sediar o evento. “Trazer novamente um congresso para o Estado após 36 anos é um desafio, principalmente depois daquele que foi visto como fundamental, inclusive, para a criação do curso de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas”, afirmou a jornalista, que agradeceu às instituições que apoiaram o evento, entre elas, o Governo de Alagoas.

Também estiveram presentes à abertura o prefeito de Maceió, Rui Palmeira; e o presidente do Tribunal de Justiça, José Malta Marques.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate