Pesquisa indica que intenção de consumo das famílias está estável na capital alagoana

Pesquisa indica que intenção de consumo das famílias está estável na capital alagoana

A pesquisa sobre a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Maceió, desenvolvida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento do Estado de Alagoas (IFEPD), aponta que o indicador das expectativas de compra dos consumidores da capital continua estável.

De acordo com o levantamento, o ICF de março registrou 132 pontos, praticamente o mesmo resultado de fevereiro (132,9). Se comparado ao mesmo período do ano passado, a intenção de consumo de março está menor. Essa constatação se repete quando observamos a média, pois o resultado de 2013 fica um pouco acima do já registrado em 2014 (134,5 contra 133,9 pontos).

Diante dos resultados obtidos pela pesquisa, percebe-se que o ICF teve melhor desempenho no grupo de famílias que ganham mais de 10 salários mínimos. Nesse segmento, o indicador passou de 152,1 para 157,1 pontos; um crescimento de 3%. Entre as famílias que ganham até 10 salários mínimos, o Índice saiu de 131,7 para 130,3 pontos.

Analisando os dados levantados, o Instituto Fecomércio acredita que resultados apontam para a estabilidade no comportamento do consumidor maceioense no tocante às suas expectativas de compras. Isso significa que o aumento do salário mínimo e a continuidade da geração de empregos, sobretudo nos setores de comércio, serviços, construção civil e alguns segmentos muito específicos da indústria, mantiveram a tranquilidade do consumidor da capital.

A análise do ICF é importante porque tem a capacidade de medir, com maior precisão possível, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família; a capacidade de consumo atual e de curto prazo; o nível de renda doméstica; a segurança no emprego e a qualidade de consumo.

Confira a pesquisa completa no site http://www.fecomercio-al.com.br/ifepd/

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate