Gastronomia Senac apresenta novidades após reforma de laboratórios

Gastronomia Senac apresenta novidades após reforma de laboratórios

Foram seis meses de reforma a fim de adequar os laboratórios de Gastronomia, de Restaurantes e de Confeitaria às novas exigências do mercado. “Houve uma modernização nos equipamentos e melhor distribuição no local. Criamos praças, Garde Manger, Legumerie e uma área para recebimento de produtos, sendo todas climatizadas”, anuncia a Assessora Técnica de Produção de Alimentos, Vânia Araújo.

As reformas garantem o retorno do curso de Cozinheiro e trazem a alimentação saudável voltada para a Nutrição como foco de novos cursos em 2014, sempre atendendo às exigências do Programa Alimentos Seguros (PAS), executado pelo Senac. “Atualmente, as pessoas apresentam uma maior preocupação com a saúde. Elas sabem quais alimentos devem ou não ingerir. Afinal, não basta comer, precisamos nos alimentar com segurança”, destaca a Assessora, ao antecipar que serão abertas matrículas para cursos de Culinária sem Glúten, Culinária Vegetariana e Culinária de Congelados.

Em comemoração à reinauguração dos laboratórios, o Senac Alagoas promoveu um almoço, no dia 11 de março, que contou com a presença do Presidente do Sistema Fecomércio Sesc/ Senac, Wilton Malta, dos diretores do Senac e do Sesc, e dos membros do Conselho Regional do Senac, que conheceram os novos ambientes. “A excelência dos cursos e serviços oferecidos pela Gastronomia do Senac Alagoas é inquestionável. A reforma dos laboratórios eleva o nível do que já é executado aqui. Estão todos de parabéns”, diz Malta.

A Diretora Regional do Senac Alagoas, Telma Ribeiro, explica que, com a reforma, todas as exigências do Programa Alimentos Seguros (PAS) serão atendidas. Telma aproveita ainda para agradecer à equipe do Senac pelo empenho. “Ressalto que toda a reforma foi feita com recursos próprios do Regional e que a mesma não aconteceria sem o compromisso e colaboração de toda a equipe do Senac Alagoas”, orgulha-se.

E os investimentos na área de Gastronomia se estendem aos instrutores. Por meio de visitas técnicas a outros regionais do Senac e a participação em cursos em outros estados, os instrutores da área atualizam os conhecimentos, garantindo aos alunos um aprendizado completo com a vivência das mais modernas técnicas. Um desses treinamentos é o Prochef 1, realizado em parceria com o Culinary Institute of America (CIA), que busca o alinhamento das técnicas aplicadas na Gastronomia Internacional, conferindo aos profissionais um diferencial técnico como cozinheiro profissional (nível 1) no exercício de seu trabalho dentro e fora de sala de aula.

Este ano, quem participa desse treinamento a nível internacional é o chef executivo e instrutor do Senac Alagoas, Cícero Harri, ele que passará a ser um multiplicador dos conhecimentos adquiridos durante as aulas com os demais membros da equipe Senac. Harri participou de algumas aulas na modalidade Educação a Distância e, depois, foi à Brasília, onde participou de aulas práticas.

A primeira etapa da qualificação presencial, que está sendo ministrada pelo Chef Harold Lethiais – consultor do Senac na Olimpíada do Conhecimento e na WorldSkills – foi realizada de 8 a 22 de fevereiro, e a segunda será realizada em agosto. Durante as aulas, os instrutores desenvolvem competências e habilidades para o trabalho por meio de técnicas de cozinha profissional, organização, administração do tempo e ética.

“A turma é composta por doze instrutores de diversos estados do Brasil. A experiência tem sido enriquecedora”, conta Harri, ao destacar a importância desse treinamento para o Senac Alagoas. “Com o Prochef, elevamos a qualidade dos cursos para o nível internacional. Ganha a instituição e, principalmente, o aluno, que sai do Senac com um grande diferencial de mercado”, finaliza.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate