Procon anuncia ferramenta pioneira para denúncia de consumidor

Procon anuncia ferramenta pioneira para denúncia de consumidor

O superintendente de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-AL), Rodrigo Cunha, anunciou que, esta semana, o órgão estará com uma nova ferramenta em benefício da população: um aplicativo que, quando o consumidor fizer alguma reclamação, chegará imediatamente na caixa de e-mail do Procon, junto à localização que ele se encontra.

“É um aplicativo pioneiro no Brasil e que passamos dois anos desenvolvendo. A denúncia chega imediatamente na caixa de e-mail do Procon. Não terá uma ferramenta mais poderosa que um aparelho celular. Esta semana estaremos lançando oficialmente o aplicativo. A gente continua usando todos os serviços já oferecidos, mas muita gente utiliza o smartphone. Essa ferramenta foi inspirada em um modelo europeu de defesa do consumidor. É a maior revolução em defesa do consumidor”, explicou.

O anúncio do superintendente foi feito durante entrevista na Rádio Pajuçara FM, no programa Pajuçara na Hora, na sexta-feira. Toda semana, o quadro “A hora do consumidor” irá ao ar, dando dicas, tirando dúvidas e informando a população acerca do tema.

Durante o programa, os ouvintes ligam e tiram dúvidas sobre o Direito do Consumidor ao vivo com Rodrigo Cunha. “Todas as semanas as dúvidas serão tiradas com muitos detalhes pelo superintendente, alertando e incentivando a população a reivindicar os seus direitos”, disse o apresentador do programa, Gernan Lopes.

De acordo com Cunha, em 2012 foi realizada uma pesquisa pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV), onde 60% das pessoas falavam que não buscam seus direitos quando sabem que são lesadas.
“As pessoas confirmaram que ‘deixam para lá’ o problema porque muitas vezes demora, não vale a pena ou sentem vergonha. Me senti na obrigação de realmente encarar isso como um desafio. Aqui em Alagoas, dizer que não compensa reclamar não é a realidade. Quem precisa do serviço do Procon sabe que 85% daquilo que se chega é resolvido, muitas vezes de forma imediata. Os casos mais complexos levam de 30 a 40 dias”.

A primeira pergunta feita pelo apresentador do programa foi sobre a diferenciação de preços e descontos quando a venda é feita à vista ou parcelada. “A única possibilidade que existe de diferenciação de valor é quando há parcelamento, porque existe uma cobrança de juros. Fora isso, não é admitido. O cartão de débito, dinheiro ou crédito em apenas uma vez, é o mesmo valor”, explicou Cunha.

O primeiro ouvinte, Alex Cavalcante, esclareceu sua dúvida sobre o vencimento da garantia de um produto comprado. “Comprei um produto e procurei a assistência técnica no ultimo dia válido da garantia, mas era um domingo e a loja estava fechada. A garantia se estende até o próximo dia útil?”, questionou.

O superintendente explicou que a garantia é válida até o próximo dia útil, no caso, segunda-feira. “Você pode procurar o Procon, que fica na Ladeira do Brito, levando os documentos, ou ligar no 151. Lembrando que para validar sua reclamação, é necessário que você tenha a prova de que foi feito o contato com a empresa e você recebeu uma negativa”.

O último esclarecimento feito por Rodrigo Cunha foi sobre o prazo que o produto pode ficar na assistência técnica, caso apresente defeito. “Não importa se a peça vem do Rio de Janeiro, São Paulo, onde for. A assistência técnica só pode ficar com o produto durante 30 dias. Se passar de 30 dias para a empresa fazer o reparo nesse equipamento, o consumidor pode optar pela devolução do dinheiro ou por um produto novo”, finalizou.

Agência Alagoas

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