Bombeiros Mirins vencem “ Eco Gincana” no Pontal da Barra

Bombeiros Mirins vencem “ Eco Gincana” no Pontal da Barra

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) em parceria com a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (SEMPMA) realizaram na sexta feira (20), no Pontal da Barra, a Eco Gincana em comemoração ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março.

Na ocasião, os bombeiros mirins, comandados pelo primeiro sargento Bombeiro Militar Clezivaldo Cavalcante, conquistaram olhares curiosos e muitos aplausos com uma apresentação de ordem unida, comandos aplicados às tropas militares.

A tarefa principal da gincana foi arrecadar garrafas pet, jornais e óleo de cozinha usado. Os mirins receberam a tarefa com empolgação, foram às ruas do bairro, às residências e aos estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes e conseguiram juntar 316 litros de óleo e 585 garrafas pet, conquistando assim a vitória.

Para os bombeirinhos, poder ajudar na preservação do meio ambiente foi muito significativo. “A gincana foi muito importante, pegamos os materiais que provavelmente iriam parar na lagoa. Nossa lagoa é um dos bens mais preciosos que temos, muito gente tira o seu sustento dela. A lagoa é a nossa vida,” relata Daniel Oliveira, bombeiro mirim e morador do Pontal da Barra.

Os vencedores da gincana ganharam como prêmio uma aula ecológica durante um passeio pela Lagoa Mundaú. A aula será oferecida pela SEMPMA e pelo IMA e deve acontecer no mês de abril.
A organização do evento aprovou a participação dos bombeiros mirins. “A participação deles foi muito importante, eles são dedicados, são exemplo para as outras crianças. verdadeiros multiplicadores ecológicos”, diz a coordenadora de educação ambiental e uma das organizadoras do evento, Eva Morais.

Participaram do evento os bombeiros mirins e os alunos da escola municipal Silvestre Péricles do Pontal da Barra. A comemoração foi aberta com o hino nacional brasileiro tocado pelo bombeiro mirim Emanuel, do Grupo de Ações Preventivas – GAPE. O estudante também tocou a música planeta água de Guilherme Arantes.

Dentro da programação, o evento contou ainda com atrações culturais, oficinas de arte com garrafas pet, quebra-cabeça ecológico, doação de mudas de planta do Parque Municipal e com uma palestra sobre a importância e a utilização consciente da água, ministrada pela bióloga da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Virgínia Miller.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate