Telecentros devem ampliar serviços e horário de atendimento

Telecentros devem ampliar serviços e horário de atendimento

Ampliar o atendimento dos 50 telecentros em Alagoas para os três horários, com a contratação de mais monitores, buscar parcerias com a iniciativa privada e outras secretarias de Estado e do município de Maceió foram os assuntos discutidos numa reunião na tarde de ontem, 25, entre o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Eduardo Setton, a secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Kátia Born, a secretária do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Stella Albuquerque, o secretário adjunto de Esportes e Lazer do município de Maceió, Antônio Oliveira, e representantes do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas (Itec).

Os telecentros fazem parte do Programa Alagoano de Inclusão Digital, oferecem cursos de graça para a população de baixa renda com capacitação em informática básica e acesso à internet. Cada local tem 11 computadores e uma impressora, funciona em ONGs e igrejas que fazem parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) de Alagoas.

Durante o encontro, a coordenação do núcleo de inclusão digital da Secti apresentou um mapa do Estado com os 50 telecentros implantados, inclusive no interior e em povoados bem distantes da capital, a exemplo de Penedo, que tem um espaço no Povoado Tabuleiro dos Negros, e em Porto Real do Colégio, Batalha, dentre outros.

Inserção social

Para Eduardo Setton, os telecentros são equipamentos de grande importância para a população que não dispõe de acesso ao computador e à internet, pois através deles, muitos conseguem se capacitar e voltar ao mercado de trabalho, jovens buscam acesso à internet e possibilidades de novas oportunidades e mais conhecimentos, além do pessoal da terceira idade que tem descoberto o mundo virtual, através de cursos ofertados.

Setton acredita que os telecentros podem oferecer muito mais serviços gratuitos à população. “Quanto mais otimizar o espaço, mais inclusão digital e inserção social estaremos possibilitando. Por isso, estamos buscando uma integração com o que é ofertado hoje em diversas secretarias tanto do município de Maceió, como do próprio Estado”.

A secretária Katia Born se comprometeu em analisar a localização dos telecentros e fazer a mobilização da população que pode ser beneficiada pelos novos serviços, dentro dos grupos vulneráveis que a secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos atende.

Já Stella Albuquerque, secretária do Trabalho, Emprego e Qualificação, considerou a proposta viável e sugeriu que os telecentros possam fazer parte dos locais com cursos de capacitação ofertados pelo Sistema Nacional de Empregos em Alagoas (Sine), para desempregados.

O secretário-adjunto de Esporte e Lazer de Maceió, Antonio Oliveira, vai coordenar encontro com as secretarias municipais de Trabalho e Renda, e a de Assistência Social para que juntos apresentem uma proposta de parceria para uso dos telecentros, tendo como modelo a própria Secretaria Municipal de Finanças, que já utiliza esses equipamentos como opção para os contribuintes acessarem a guia do IPTU.

Dentre os encaminhamentos, Eduardo Setton ficou de se reunir com representantes do Itec e Fapeal para estudar a viabilidade financeira de realizar edital de seleção de mais monitores e a abertura de novos telecentros.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate