Alunas de Porto Calvo participam da aula inaugural do Programa Mulheres Mil

Alunas de Porto Calvo participam da aula inaugural do Programa Mulheres Mil

As alunas portocalvenses participaram da aula inaugural do Programa Mulheres Mil, na manhã desta quarta-feira (26), na cidade do litoral Norte. O projeto do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) conta com o apoio total da Prefeitura de Porto Calvo. O evento aconteceu no auditório do Fórum Domingos Fernandes Calabar.

São 140 mulheres portocalvenses beneficiadas com os cursos de: auxiliar de costura, produtora de mandioca e operadora de beneficiamento do pescado. As aulas do programa ligado ao Pronatec acontecerão na sede do Centro de Qualificação Profissional de Porto Calvo, localizado na Rua Nova. Os cursos oferecidos pelo Ifal, Campus Maragogi, têm uma duração de seis meses. O programa gratuito procura por mulheres em situação de vulnerabilidade social e elas ainda recebem um auxílio financeiro.

A secretária municipal de Indústria e Comércio, Cléa Carvalho, se pronunciou na aula. “O conhecimento traz a possibilidade do empreendedorismo, de crescer. Porto Calvo tem um potencial intelectual grande e as pessoas têm interesse em crescer. O objetivo dessa gestão é a qualificação e a nossa secretaria está focando nisso. Temos que investir em Porto Calvo”, ressaltou.

O reitor do Ifal em Alagoas, Sérgio Teixeira da Costa, salientou a importância do programa para a instituição federal. “O Ifal está cumprindo o seu papel social. O Ifal em Alagoas é o instituto que mais conseguiu matricular mulheres no Brasil. Esse projeto de extensão é essencial para a comunidade. O Ifal está trazendo a esperança através desse programa fantástico”, disse.

Na aula inaugural em Porto Calvo também estiveram presentes ao evento o vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil, Sérgio Papini; o diretor do Ifal do Campus Maragogi, Dácio Camerino; a coordenadora do Mulheres Mil em Alagoas, Luiza Jaborandy; a secretária municipal de Educação, Maria Terezinha de Oliveira; e o secretário municipal de Infraestrutura, Alexandre Scala. A Secretaria Municipal de Educação disponibilizou cursos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para quem não concluiu o ensino básico.

O Programa

O Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo do Brasil, especialmente nos eixos promoção da equidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação. A meta é garantir o acesso à educação profissional e à elevação da escolaridade, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate