Modal rodoviário requer investimentos em tecnologias sustentáveis, diz Anfavea

Modal rodoviário requer investimentos em tecnologias sustentáveis, diz Anfavea

O vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Henry Joseph Junior, disse nessa segunda, dia 24, que o foco em um modal rodoviário no transporte de cargas do Brasil requer investimentos em tecnologias sustentáveis para caminhões e ônibus. O assunto foi discutido no painel “Logística e mobilidade: superando o desafio de logística e infra-estrutura – benefícios e consequências”, durante o Global Agribusiness Forum (GAF).

“Uma das prioridades é o desenvolvimento de produtos mais eficientes que reduzam a poluição” afirmou, citando como exemplo o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).

Joseph Junior ressaltou, contudo, que o lançamento de novas tecnologias mais sustentáveis no Brasil esbarra em discussões sobre a matriz energética.

“Todos os anos nós discutimos essa mesma questão. Se resolvida, conseguiríamos disponibilizar produtos e sistemas de motorização mais adequados à realidade brasileira” comentou o vice-presidente da Anfavea sobre a política de preços desfavorável ao uso do biodiesel no país.

Ele alertou, ainda, para a necessidade de programas de incentivo à renovação da frota de caminhões por parte de motoristas autônomos.

“Os veículos com mais de 30 anos estão praticamente nas mãos de caminhoneiros autônomos e há dificuldade para atingir esses consumidores” explicou Joseph Junior.

De acordo com o vice-presidente da Anfavea, o Brasil dispõe de uma malha rodoviária de 1,5 milhão de quilômetros, dos quais 200 mil quilômetros são pavimentados, e apenas 30 mil quilômetros de ferrovias.

“Somos um país com dimensões continentais e o desafio da logística é complexo para todas as indústrias, sobretudo para a agroindústria, que precisa transportar os insumos e as matérias-primas aos pontos de embarque” afirmou no último painel apresentado nessa segunda no GAF, em São Paulo.

Rural BR

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Redação

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