Usina Seresta evita poluição do ar com lavador de gases

Usina Seresta evita poluição do ar com lavador de gases

O projeto da Unidade Termoelétrica da usina Seresta, localizada no município de Teotonio Vilela, apresenta em sua estrutura um novidade no combate a poluição do ar, um lavador de gases. O equipamento retira os resíduos que poderiam estar sendo jogados na atmosfera, liberando apenas, vapor de água.

“Este equipamento foi um grande avanço ambiental com a instalação da UTE aqui na Seresta. Antes tínhamos seis caldeiras e apenas uma delas possuía este equipamento. Existia uma poluição que incomodava a população local. Hoje, este problema está totalmente resolvido”, declarou o gerente industrial da usina Seresta, Ricardo Feitosa.

De acordo com o gerente, nenhuma caldeira chega a queimar 100% da biomassa, gerando partículas, as chamadas fuligens. “Com este novo sistema temos bicos de água que lavam os gases e a água desce suja, seguindo para o processo de decantação e separação. A sobra da limpeza vai para o campo e a água limpa volta para o sistema para valar novamente os gases de combustão como também toda a parte interna da caldeira”, reforçou.

Com o processo, o resíduo que era considerado antes como poluente passa a ser nutriente. “Todo esse material volta para o campo como forma de adubo. É uma forma de respeitar ainda mais o nosso meio ambiente”, finalizou Feitosa.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate