Seagri e parceiros traçam plano de atuação do Centro Xingó

Seagri e parceiros traçam plano de atuação do Centro Xingó

Representantes da Agência Espanhola, do Instituto Ambiental Brasil Sustentável, Ministério da Integração Nacional, da Chesf e da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário reúnem-se, nesta quarta-feira (26), a partir das 8h30, no Campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Piranhas, para a Oficina de Planejamento de Atuação do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido.

A ideia é traçar um plano trianual para o funcionamento do Centro Xingó. Após a oficina, o documento será submetido à análise do Comitê Gestor, formado por Seagri, Chesf, Aecid e Iabs para que seja colocado em prática junto aos parceiros. A criação do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido faz parte do programa de desenvolvimento e difusão de tecnologias rurais do sertão alagoano.

A unidade vai desenvolver pesquisas, capacitar técnicos e levar orientação aos criadores, visando à melhoria das cadeias produtivas, com ênfase na ovinocaprinocultura e avicultura caipira, além de contar com uma biofábrica para a produção de sementes e mudas. As obras de reforma, ampliação e adequação das instalações do Centro Xingó já estão em andamento e a previsão de inauguração está para maio.

“Este será um grande legado do governador Teotonio Vilela e do vice-governador Nonô para os alagoanos, pois o Centro Xingó faz parte desse processo de mudança em que devemos oferecer apoio para convivência com o Semiárido, e não combate à seca. A ideia é dar o suporte necessário para que o produtor do semiárido aprenda estratégias para conviver bem com o período de estiagem. A parceria com a Agência Espanhola foi mais uma atitude sábia e de visão de futuro do governador Teotonio Vilela e de sua equipe, que está permitindo mudar a realidade dos sertanejos alagoanos”, destacou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.

Para o secretário adjunto, Carlos Henrique Soares, a oficina permite uma integração entre os parceiros e a construção de um plano de ações focado em resultados. “Este é um momento ímpar para direcionarmos as ações e definirmos as estratégias que farão com que este centro alcance seu objetivo maior, a difusão de conhecimento para que os sertanejos alagoanos tenham mais segurança em suas atividades e melhor qualidade de vida”, disse Henrique.

Também irão participar representantes de diversas instituições parceiras que trabalham focados nas cadeias produtivas de Alagoas, principalmente na apicultura, ovinocaprinocultura e avicultura familiar, como Sebrae, Secti, Seplande, Ictal, Embrapa, Ufal, Uneal, entre outros.

 

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate