Governo reafirma acordo de cooperação técnica com Canadá

Governo reafirma acordo de cooperação técnica com Canadá

O governo de Alagoas reforçou, na última sexta-feira (21), a parceria com Quebec, que visa a revitalização e o fomento da cadeia produtiva do leite do Estado. O vice-governador José Thomaz Nonô, entregou à diretora do escritório de Quebec em São Paulo, Elise Racicot, uma carta que reforça o interesse em dar continuidade às parcerias no campo agroalimentar entre diversas instituições alagoanas e a província canadense.

“Este é um dos frutos das negociações das missões ao Canadá, realizadas anteriormente, e marca a continuação da parceria entre Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, e o governo de Quebec, por meio da Valacta. Queremos desenvolver pesquisas, assistência, criar um centro que possamos analisar todos os aspectos da cadeia produtiva e buscar ações para fortalecê-la”, disse o secretário-adjunto de Estado da Agricultura, Carlos Henrique Soares.

Durante a reunião foi discutido o andamento de algumas ações e projetos, e a importância do bom relacionamento entre as parcerias, como ferramenta para alcançar melhores resultados. “Os gestores do governo, Teotonio Vilela e o vice Thomaz Nonô, almejam a melhor organização da cadeia produtiva do leite, considerada a segunda atividade rural com maior geração de empregos e renda”, destacou.

De acordo com Nonô, parcerias como esta mostra que o Governo está no caminho certo. “Resgatamos a inseminação artificial para os pequenos produtores, por meio do Programa Alagoas Mais Leite e do Balde Cheio. Estamos reativando uma clínica veterinária em Batalha; oferecemos capacitações para produtores; entre outras ações. Da parceria com o Canadá, podemos absorver os avanços nas pesquisas focadas em tecnologia, genética, cooperativismo e associativismo”, citou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.

Uma missão de Quebec a Alagoas está prevista para este primeiro semestre. A ideia é fazer um panorama do cenário local da cadeira produtiva para servir de base em um workshop. “Nós agradecemos o apoio de Quebec no desenvolvimento do nosso Estado e estamos focados, para que em 2014 possamos fortalecer, ainda mais, esta parceria, concretizando ações que tragam benefícios aos produtores e ao desenvolvimento socioeconômico de Alagoas. Ao Sebrae, Seagri, Secti e ICTAL, grandes responsáveis por esta parceria, temos muito trabalho pela frente”, destacou o vice-governador, José Thomaz Nonô.

Para a diretora do escritório de Quebec em São Paulo, Elise Racicot, este é o momento de engajar os acordos com as instituições que já foram feitos contatos anteriores e trocar as experiências exitosas entre elas. “O contato direto entre estas instituições faz toda a diferença para que possamos alcançar nossos objetivos, que é o intercâmbio de informações e de ações a fim de desenvolver a agropecuária em Quebec e Alagoas. Estamos à disposição para ajudar nisso”, finalizou Elise.

Participaram do encontro, o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, o adjunto, Carlos Henrique Soares, o superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, e o diretor técnico da instituição, Ronaldo Moraes, além do gerente adjunto de Agronegócios do Sebrae Alagoas, Marcos Fontes, da presidente do Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas, Aline Barboza, do Walber Santana, diretor de políticas de Integração do Ministério da Integração Nacional, e do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate