Fórum Perinatal: assistência materno-infantil será discutida nesta terça-feira

Fórum Perinatal: assistência materno-infantil será discutida nesta terça-feira

Com objetivo de discutir a assistência materno-infantil e a operacionalização da Rede Cegonha, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, nesta terça-feira (25), às 8h, no auditório da Secretaria Municipal de Maceió, o Fórum Perinatal.

A proposta é apresentar o regimento interno, a importância da participação das entidades e o papel de cada uma no atendimento a gestantes, recém-nascidos e crianças.

Segundo a coordenadora estadual da Rede Cegonha, Syrlene Medeiros, a ideia é ouvir as propostas dos participantes para que possam ser feitas novas definições. Ela destacou, ainda, a importância do envolvimento de todos.

“É necessário que todos os municípios estejam presentes nas discussões e, para facilitar o processo, realizamos reuniões tanto em Maceió quanto em Arapiraca, possibilitando que as cidades da 2ª Macrorregião de Saúde também participem”, acrescentou.

O fórum funciona como uma espécie de órgão deliberativo, por meio de reunião mensal, com a presença de secretarias, hospitais, maternidades, Ministério Público, conselhos de classe, municipais de Saúde e Estadual de Saúde (CES).

As questões debatidas são levadas aos municípios e à Comissão Intergestores Regionais (CIR) para serem implantadas. A próxima reunião ocorre em Arapiraca, no dia 29 de abril.

Sobre o papel da Sesau quanto às atividades do fórum, Syrlene Medeiros esclareceu que cabe ao Estado o acompanhamento da qualidade da assistência e o apoio técnico ao município, que tem a função de executor. Com a implementação da rede, o aporte de recursos e a definição do plano de ações, o Estado inicia um monitoramento para ver se tanto as administrações municipais quanto as unidades de saúde estão cumprindo as metas previstas.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate