Depois de 100 anos, Delmiro Gouveia ganha polo de confecções

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2014/03/polo-delmiro2.jpgDepois de 100 anos, Delmiro Gouveia ganha polo de confecções

A única indústria têxtil ainda em pé em Alagoas, a Fábrica da Pedra, está prestes a completar um século. A indústria comemora 100 anos de fundação em junho deste ano – uma longa trajetória marcada pela inovação, pioneirismo e também momentos de crise.

A fábrica foi construída por Delmiro Gouveia no começo do século 20. Junto com a indústria veio a hidrelétrica, a vila operária e máquinas modernas para produção de linhas. Delmiro, o industrial, foi assassinado em 1917 e os ingleses, seus concorrentes da época, compraram e destruíram as máquinas.

A fábrica e o sonho de Delmiro Gouveia sobreviveram na indústria que passou a produzir tecidos e em torno dela nasceu uma das maiores e mais importantes cidades do sertão nordestino.

A vila da Pedra virou Delmiro Gouveia, hoje tem universidade, um forte comércio, população de quase 50 mil habitantes – conhecida pelo gosto por festas e pela alegria – e uma forte tradição na indústria da fiação e tecelagem.

Mas só agora, 100 anos depois, é que a cidade vai ganha seu primeiro polo de confecções. Antes tarde do que nunca. O polo pode ser – espero que sim – o começo de uma nova história para a Fábrica da Pedra. Quem sabe a indústria não tenha mais 100 anos pela frente…

Polo de Delmiro Gouveia fica pronto em  abril

Polo de Delmiro Gouveia fica pronto em abril

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é

A construção do Polo de Confecções de Delmiro Gouveia, viabilizado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), será concluída em abril deste ano. Com investimentos de R$ 3 milhões, do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), o Polo vai beneficiar cerca de 400 costureiras do sertão alagoano.

O empreendimento conta com sete galpões, ocupando uma área de 219 mil m². O espaço vai receber 200 novas máquinas de costura, adquiridas por meio de convênio firmado pelo Governo do Estado, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e o Sebrae.

“Nossa proposta é oferecer toda estrutura para que o segmento possa crescer de forma consolidada e contínua. O Polo será um importante meio para a geração de emprego e renda de toda a região”, explica a secretária Poliana Santana, da Seplande.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate