Projeto Aroeira recebe apoio da Secretaria da Agricultura

Projeto Aroeira recebe apoio da Secretaria da Agricultura

Com o objetivo de discutir ações e parcerias para fortalecer o Projeto Aroeira, desenvolvido na região da Foz do São Francisco, o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior e o superintendente de Inclusão produtiva, Luciano Barros, se reuniram esta semana com os diretores do Instituto Ecoengenho, José Roberto Fonseca e Célio Feldman, na sede da Seagri. Na pauta, estava o apoio da Secretaria, visando o fomento do projeto, por meio de ações de acesso a mercado.

Na oportunidade, o secretário conheceu o mais novo produto do projeto Aroeira, o carpaccio de manga. De acordo com o diretor presidente, José Roberto da Fonseca, a produção do carpaccio é uma estratégia para que os produtores tenham alternativas no período da entressafra da pimenta-rosa.

“Trabalhamos sempre com foco na agregação de valor aos produtos. Queremos que estes produtores conquistem um mercado diferenciado também e nos tempos de entressafra, o carpaccio de manga entra como produto estratégico voltado para um público que tem poder aquisitivo e gosto diferenciado. Fazemos inclusão social por meio do projeto porque acreditamos que estes produtores podem mudar sua realidade dando valor à sua produção e definindo novos públicos”, explicou o diretor.

O Projeto Aroeira foi lançado em 2012, em Piaçabuçu, e é coordenado pelo Instituto Eco-Engenho. A proposta é gerar renda e inclusão social para centenas de famílias da região, por meio da coleta dos frutos das matas de restinga e da comercialização destes produtos, usando como base a criatividade e sustentabilidade. O carro-chefe é a pimenta rosa. Antes de o instituto implantar o projeto, extrativistas comercializavam um quilo da pimenta por R$1,50 agora o valor do quilo está em torno de R$100.

Para o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, o projeto é um exemplo de que com incentivos à agricultura é possível fazer inclusão social.

“Por meio da Pimenta Rosa, estamos criando oportunidade de trabalho digno, renda e inclusão social. É característica da gestão de Teotonio Vilela e do vice Thomaz Nonô apoiar projetos que gerem inclusão social. Com o apoio do vice-governador Nonô, já conseguimos a aprovação de recursos pelo Fecoep para direcionar ao projeto e assim, fomentar ainda mais a atividade na região. Com produtos inovadores e o nosso comprometimento, os envolvidos no projeto terão mais conquistas”, destacou Marinho.

“A Seagri está atenta a ações como esta e sempre estaremos trabalhando para fortalecer associações, cooperativas, produtores, porque reconhecemos que só construindo um ambiente favorável é que a agricultura familiar do Estado será fomentada e provocará mudanças sociais impactantes para o desenvolvimento do Estado”, disse o superintendente de Inclusão produtiva, Luciano Barros.

Atualmente, a Pimenta Rosa, do Projeto Aroeira é vendida em embalagens de 30g e já conquistou como público vários hotéis de Maceió, restaurantes e espaços gourmet. “O carpaccio de manga entra como um produto diferenciado e promete cair no gosto dos paladares mais exigentes e nas receitas mais inusitadas. O produto está aí, basta ter criatividade”, complementou o diretor administrativo financeiro do Instituto Ecoengenho, Célio Feldman.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate