Exposição de obras e lançamento de livro homenageiam artista Beto Leão

Exposição de obras e lançamento de livro homenageiam artista Beto Leão

A arte e a cultura alagoanas estarão em destaque novamente a partir do próximo dia 27, com o lançamento da Exposição Ofícios, em homenagem ao artista plástico alagoano Alberto Leão Maia, mais conhecido em todo o Brasil como Beto Leão. A solenidade acontecerá na Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes, em Maceió, a partir das 19h30.

Na mesma ocasião, será lançado, em noite de autógrafos, o livro “Inversão de Orfeu e Outros Poemas”, de autoria do artista plástico Beto Leão e organizado pelo professor do curso de Letras no Campus I da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Antonio José Rodrigues Xavier.
O livro faz parte da tese de doutoramento do professor Antonio Xavier. Alguns poemas foram estudados e interpretados no trabalho.

O lançamento do livro faz parte de uma política implantada na Uneal com a finalidade de incentivar a publicação de livros e periódicos. Com a finalização deste trabalho, serão 40 títulos editados e lançados em pouco mais de dois anos, totalizando investimentos de R$ 250 mil.

De acordo com o reitor da Uneal, professor Jairo Campos da Costa, a iniciativa surgiu ainda no início da gestão, em 2010, e alcançou os objetivos planejados. “Sempre acreditamos nessa política de valorização da produção cultural e intelectual em Alagoas. O resultado foi além do esperado. Acreditamos no potencial da cultura e dos atores sociais que protagonizam o cenário Uneal”, disse o reitor.

A contribuição do professor Antonio Xavier ao projeto foi de fundamental importância para a valorização da cultura em Alagoas e, principalmente, ao legado criado pelo artista Beto Leão. “A exposição e o lançamento do livro ajudam a confirmar e contribuir para o fortalecimento e a valorização da cultura alagoana, além do aumento da produção acadêmica de nossos professores”, ponderou.

O artista

Alberto Leão Maia, mais conhecido com Beto Leão, nasceu em Palmeira dos Índios, em quatro de maio de 1949. Filho de Arani Tenório Maia e Maria Elizabete Leão Maia, cursou o antigo Primário em sua terra natal e o Ginásio no Colégio Estadual de Alagoas, na capital. Desenhista, pintor, ator, diretor de arte, cenógrafo e secretário de Estado durante o governo Ronaldo Lessa (1999- 2000), foi um dos organizadores do 1º Festival de Verão de Marechal Deodoro.
Em 1971, mudou-se para o Rio de Janeiro. Lá atuou nas redes Globo e Manchete.

Nesta última, dirigiu as novelas “Kananga do Japão”, “Amazonas” e “Helena”. Em São Paulo, trabalhou no SBT, realizando as novelas “Éramos Seis”, “As Pupilas do Senhor Reitor” e “Sangue do meu sangue”.

Em 2004, produziu e atuou como cenógrafo, figurinista, iluminador e criador da trilha sonora do espetáculo “Graciliano, um brasileiro”, dentro do projeto Alagoas de Corpo e Alma, que representou o Estado em vários outros das regiões Nordeste e Sul do país. O artista plástico ocupa uma cadeira na Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes (APALCA).

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO OFICINAS

Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes

Rua Cônego Machado, Farol, Maceió, AL.

Abertura: 27 de março de 2014, às 19 horas.

Visitação: 27 de março a 16 de maio de 2014, de segunda a sexta, das 08h às 12h e das

14h às 17h.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate