IMA e Ministério Público vistoriam áreas dentro de Usinas

IMA e Ministério Público vistoriam áreas dentro de Usinas

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) junto com os promotores Alberto Fonseca e Lavínia Silveira, da promotoria de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), realizam hoje vistoria em áreas de recuperação das matas ciliares das Usinas Caeté, em São Miguel dos Campos, e Terra Nova, em Pilar. A ação faz parte da fiscalização anual realizada após a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em 2009.

O Termo foi firmado entre o IMA, o MPE e o Sindicato das Indústrias do Açúcar e do Álcool do Estado de Alagoas (Sindaçúcar) para recuperação de áreas de matas ciliares que haviam sido devastadas por conta do plantio da cana de açúcar. A previsão é que 23 Usinas replantem 2.860,16ha em 10 anos, entre 2009 e 2011, foram replantados 453,40ha, sendo que apenas três Usinas não haviam apresentado resultados satisfatórios. As áreas recuperadas em 2012 foram vistoriadas em 2013 e aumentaram o número para pouco mais de 600 ha. Isso significa 25% do previsto.

A substituição das plantas nativas pela cana de açúcar tornou o processo de desmatamento da mata atlântica ainda mais intenso. Foi, justamente, para diminuir os efeitos desse problema que o TAC foi firmado com o compromisso de que as usinas recuperariam parte da mata ciliar criando assim corredores florestais.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate