IB Gatto Falcão completa centenário de nascimento

IB Gatto Falcão completa centenário de nascimento

Um dos mais ilustres nomes da história de Alagoas, Ib Gatto Falcão, completa nesta quinta-feira (20) seu centenário de nascimento. Ele nasceu em Maceió, em 20 de março de 1914, filho de Oscar Marinho Falcão e Eponina Calheiros Gatto Falcão. Diplomado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia, foi professor-fundador da Faculdade de Medicina de Alagoas, em 1950, e pautou sua vida pelo exercício da Medicina e dedicação à Academia.

Médico, intelectual, escritor, professor, Ib Gatto era multifacetado e por isso mesmo, uma referência em diversas áreas da produção intelectual. Era considerado um gigante – não apenas no seu aspecto físico –, mas na sua capacidade de produção e competência.

Teve atuação destacada na vida acadêmica, como professor titular de várias cadeiras da Faculdade de Medicina, Centro de Estudos Superiores de Maceió e Escola de Ciências Médicas. Sua dedicação à Medicina lhe rendeu inúmeras honrarias como títulos de professor “honoris causa”, além de comendas, medalhas e ordem de mérito militar.

Médico vocacionado, escritor, administrador, político, poeta, intelectual, enfim, um dos nomes mais importantes da história contemporânea do nosso Estado, além de um dos sócio-fundadores da Academia Alagoana de Medicina, entidade na qual ocupou a cadeira número 01, além de ter sido presidente de honra vitalício.

Seu falecimento, aos 94 anos, em dezembro de 2008, deixou profunda lacuna na produção intelectual alagoana.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate