População repudia atos de vandalismos no Centro de Arapiraca

População repudia atos de vandalismos no Centro de Arapiraca

As redes sociais hoje têm uma importância grande no que concerne ao monitoramento de certos aparatos públicos, como as condições de praças, áreas verdes e logradouros públicos em geral.

E foi por essa via de informações que uma foto postada por um usuário do Facebook chegou ao conhecimento da Prefeitura de Arapiraca.

Além de coordenar técnicos responsáveis pela manutenção de tais locais, a prefeita Célia Rocha (PTB) tem trabalhado para ouvir o clamor da população, que repudiou os atos de vandalismo no bairro do Centro da cidade, no último sábado (15).

A imagem registrada – a qual mostra a Rua Anibal Lima com suas lixeiras arrancadas de postes e jogadas ao chão – causou indignação por parte da gestora, que, em outubro de 2013, colocou mais de mil delas em pontos estratégicos do município para manter a cidade limpa.

“Lamentável! Apesar do esforço da Prefeitura, que investe parte dos recursos públicos na limpeza, é difícil manter a cidade limpa”, dispara Célia Rocha, em seu perfil na rede social.

“Depois de um exaustivo dia de trabalho, recebi esta foto que retrata uma rua do comércio suja e atacada por ações de vandalismo – que destruíram algumas de nossas lixeiras, instaladas ano passado, numa ação que contou com apoio de muitas pessoas. Fico triste e indignada, mas reforço a tese de que é preciso continuar investindo na educação, na conscientização da população. Porque o desenvolvimento de uma cidade passa mesmo pela educação! É lamentável, mas reforça a certeza de que temos que perseverar. Graças a Deus, a maioria da população tem nos ajudado e gostado do trabalho dos ‘laranjinhas’. Vamos em frente!”, pontua a prefeita, ressaltando o trabalho que vem sendo efetuado por todos os bairros de Arapiraca pelos trabalhadores da empresa Limpel.

Em sua postagem, Célia foi bastante elogiada por seu posicionamento – recebendo mais de 290 curtidas e 85 compartilhamentos – e também cobrada para a manutenção de outras praças, ao passo de que já adiantou que o Parque Municipal Ceci Cunha e o Lago da Perucaba devem ser revitalizados em breve.

“A falta de educação está um caso sério mesmo”, comenta o produtor cultural Anderson Lúcio, que como usuário do Facebook atende por “Andy Burn”. Concordando com ele, o internauta Paulo José relatou: “Falta de educação junto com impunidade! Quem faz isso é bandido”.

Em outros depoimentos, a insatisfação em ver o bem público, pago e que tem manutenção com nossos impostos, quebrado. “Quem depreda lixeiras pela cidade é gente suja”, coloca o advogado Carlos Tenório. Já Eudes Lima, funcionário da Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly, retalou que “isso é algo terrível de se ver”. “Pessoas que têm esse tipo de atitude são verdadeiros marginais”, conclui.

Por sua vez, a prefeita Célia Rocha solicitou para a secretária Municipal de Limpeza e Iluminação Pública (Selip), Rita Nunes, um levantamento dos danos para saber os reais prejuízos do ocorrido.

“É preciso que se denuncie este tipo de ação de vandalismo, pois isto é atentado ao patrimônio público, passível de multa e detenção. No entanto, não é esta a intenção da Prefeitura, mas, sim, que o povo se conscientize que a cidade é seu lar e devemos primar pela limpeza e bem-estar do local onde moramos”, comenta Rita Nunes.

Na mesma postagem da prefeita Célia, a estudante da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Elislaury Flores, parabenizou o empenho dos garis e marigaridas da Limpel em seu ofício diário. “Nossa cidade tem estado bem mais limpa com a chegada dos ‘laranjas'”, destaca ela.

Em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa), foi também realizada em Arapiraca, no ano passado, a campanha “Lixo no Lixo”, dando orientação para a preservação destas lixeiras que mantêm nossa Arapiraca devidamente limpa. “Se tivermos zelo pelo que é nosso, com certeza, teremos uma cidade que será a nossa cara”, exalta o secretário da Semasa, Ivens Barbosa.

Além disso, mutirões estão regularmente acontecendo nas rodovias, ruas e praças do município desde o começo do ano, a exemplo do que vem ocorrendo no Bosque das Arapiracas.

A secretária de Limpeza e Iluminação, Rita Nunes, informou ainda que, para quem quiser fazer denúncias de atos de vandalismo ou presença de lixo em locais inapropriados, podem ser encaminhadas ao governo municipal.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate