Encontro discute instalação de bibliotecas públicas em municípios alagoanos

Encontro discute instalação de bibliotecas públicas em municípios alagoanos

O 4º Encontro Nacional mais Bibliotecas aconteceu nessa sexta-feira (14) no auditório do Planetário e Casa da ciência, em Arapiraca. O evento é uma iniciativa do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e tem como proposta, discutir a instalação de bibliotecas públicas em Alagoas.

O encontro recebeu representantes de 30 municípios alagoanos e um total de 128 participantes. Iara Taylin veio de Inhapi, município do sertão alagoano, em busca de mais informações sobre as bibliotecas públicas. “Ainda vamos abrir nossa biblioteca e queremos conhecer mais esse universo, trocar fichinhas com as pessoas que já têm experiência”, afirmou.

Já Mário Mendonça é da cidade de Pilar, localizada na região metropolitana de Maceió. Ele conta que Pilar foi um dos sete municípios de Alagoas contemplados com o kit de modernização das bibliotecas públicas e que, por meio desse kit, a Biblioteca Pública Municipal Professor Arthur Ramos foi reativada. “Estamos reativando nossa biblioteca e viemos buscar orientações para criarmos as melhores condições possíveis para o funcionamento dela”, explicou.

Durante a cerimônia, o secretário adjunto do Estado da Cultura, Álvaro Vasconcellos elogiou a iniciativa e destacou a importância das bibliotecas públicas. “As bibliotecas públicas tem um papel importantíssimo na formação do indivíduo e são vetores de inclusão social”, destacou.

Em seguida, houve debate entre os atores locais e membros do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Alagoas (SEBP-AL), visando conscientizar para a importância da biblioteca no desenvolvimento do município, além de esclarecer sobre os marcos legais que amparam a sua instalação e os benefícios que o equipamento traz para os cidadãos.

A coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP) e uma das organizadoras do evento, Wilma Nóbrega conta que Alagoas se destaca no Nordeste como o Estado que tem o maior número de bibliotecas públicas e que o encontro irá ampliar a visão dos participantes sobre o tema. “Queremos mostrar que as bibliotecas são um espaço não só de livros, mas de vivência cultural”, afirmou.

A cerimônia de abertura do evento contou com a participação de autoridades como a prefeita de Arapiraca, Célia Rocha e o secretário de Estado da Cultura, Álvaro Vasconcelos; além de membros do programa Mais Bibliotecas, entre eles a coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, Rita Lemos.e a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas, Wilma Nóbrega. A abertura também contou com apresentações culturais; contação de histórias e recital de cordel.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate