Governo cede e policiais decidir suspender “acampamento” em frente ao porto

Governo cede e policiais decidir suspender “acampamento” em frente ao porto

O risco de desabastecimento de Maceió, de um lado, e a decretação da ilegalidade da “greve” do outro, parecem ter contribuído para reabri o diálogo entre a os policiais civis e o governo, afastando ao menos temporariamente o risco de radicalização.

Os policiais civis decidiram em assembleia encerrada ás 22h30 desta sexta-feira,14 desmontar, literalmente, a “barraca”.

Eles vão manter a operação padrão, mas abriram ontem a noite um novo canal de negociação com o governo. Depois da trégua na quinta-feira, 13, que liberou o tráfego de caminhões no Porto de Maceió, os policiais civis suspenderam o movimento temporariamente e deixaram a “concentração” em frente ao local.

Eles decidem na segunda-feira, 17, às 15h, em nova assembleia, se vão aceitar ou não a proposta apresentada pelo secretário de Gestão, Alexandre Lages, ontem a noite.

Por telefone o presidente do Sindipol, Josimar Melo, disse que o governo finalmente apresentou uma proposta. “Foi um avanço, mas não sei se a categoria vai aceitar, porque o que foi proposto não contempla os aposentados”, pondera.

Pelo que apurei o governo aceitou incluir no Plano de Cargos e Salários da categoria a progressão vertical, o que vai representar ganhos salariais para policiais que tenham mais tempo de estudo ou mais cursos de especialização.

O governo também acenou com um piso de R$ 3,36 mil a partir de 2015.

O secretário de Gestão, Alexandre Lages também confirmou à coluna, por telefone, que o governador Teotonio Vilela Filho autorizou a inclusão no Plano de Cargos e Salários da progressão. “Na segunda-feira vamos discutir novos detalhes e até a próxima quinta-feira vamos enviar o projeto de lei para a Assembleia Legislativa”, adiantou.

Será a greve dos correios?

Num mundo cada vez mais digital e com tantas alternativas de logística é difícil de entender como algumas decisões demoram a chegar a seu destino. Até a noite desta sexta-feira os diretores do Sindipol ainda não tinha sido comunicados formalmente do ato monocrático do desembargador Washington Luiz. A decisão (ilegalidade do movimento) foi tomada pelo magistrado na quinta-feira pela manhã no seu local de trabalho, a sede do TJ/AL, no centro de Maceió, q fica a pouco mais de 1km de distância do Porto de Maceió.

Com o atraso na entrega da “correspondência” os policiais mantiveram o movimento e ganharam fôlego para avançar nas negociações com o governo.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate