Vilela e Villas Bôas articulam com novo ministro da saúde projetos para o SUS de Alagoas

Vilela e Villas Bôas articulam com novo ministro da saúde projetos para o SUS de Alagoas

Acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, e do superintendente do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Alagoas (Conisul), Pedro Madeiro, o governador Teotonio Vilela Filho esteve reunido com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, nesta quinta-feira (13). Durante o encontro, que aconteceu na sede do Ministério da Saúde (MS), em Brasília, o chefe do Executivo estadual articulou projetos para o Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas.

Na oportunidade, Vilela pediu empenho do novo ministro da Saúde na destinação de recursos de custeio para os serviços de media e alta complexidade prestados em Maceió e Arapiraca. O governador de Alagoas defendeu que é preciso estreitar a parceria entre o governo federal, o Estado e os municípios. “Colocamos o novo ministro da saúde a par das ações que estamos desenvolvendo em Alagoas, no Hospital Geral do Estado (HGE) e em relação a construção das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Maceió, que já estão em fase de conclusão”, ressaltou.

A implantação do Conisul, na V e VI Regiões de Saúde do Estado, formado por 13 municípios alagoanos, também foi assunto da reunião. Segundo o governador, o consórcio público é um instrumento importante para fortalecer os serviços de Saúde ofertados à população nesses municípios.

“Defendemos o Conisul, porque sabemos que ele irá melhorar a vida das pessoas que vivem nessas duas regiões. Todos os municípios que fazem parte serão contemplados, e ficarão trabalhando de forma articulada através do Consórcio”, destacou.

Para Jorge Villas Bôas, o consórcio colabora na regionalização da saúde. “Este Consórcio vai fortalecer a regionalização da saúde, levando os serviços para mais perto da população, beneficiando cerca de 350 mil pessoas dessas duas regiões, além de colaborar para desafogar o sistema de Saúde da capital”, disse o secretário de Estado da Saúde.

Teotonio Vilela ainda solicitou a intensificação das parcerias voltadas para investimentos na área da saúde em Alagoas. De acordo com o governador, dois terços dos recursos da saúde em Alagoas são repassados pelo Executivo para pasta, o que possibilitou a melhoria da atenção básica e a ampliação de ações importantes, como a destinação aos municípios de recursos para a melhoria da assistência materno infantil.

O governador explicou ao ministro a importância da aplicação destes recursos, que deverão ser utilizados na melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A reforma da Maternidade Escola Santa Mônica e a compra de equipamentos para o Hospital Geral do Estado estão entre as prioridades, além da construção de cinco centros de diagnostico regionais, a construção do novo hospital metropolitano de Maceió e o aumento na oferta de leitos de UTIs Neonatal. “É importante que o Governo do Estado estreite cada vez mais a parceria com o governo federal, bem como com os municípios. Nosso propósito hoje foi colocar o ministro a par das ações de saúde em Alagoas, como o trabalho que vem sendo desenvolvido no HGE e a construção de duas novas Upas”.

Teotonio reforçou, ainda, que o Estado vem colocando recursos próprios para a melhoria nos atendimentos à saúde. “Quando assumi governo, Alagoas não destinava recursos para área da saúde. Hoje, dois terços dos recursos que vão para a pasta são provenientes do tesouro estadual. O custeio da saúde é colocado por recursos próprios do Estado, procurando melhorar assim a atenção básica, apoiando os municípios, e fortalecendo serviços essenciais, como o Samu e os mutirões da saúde”, disse.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate