Laticínio da Pindorama reforça incentivo à pecuária leiteira com produtores no agreste

Laticínio da Pindorama reforça incentivo à pecuária leiteira com produtores no agreste

A pecuária leiteira vem sendo intensifica em regiões pouco tradicionais na atividade, como agreste, litoral e Baixo São Francisco. A Cooperativa Pindorama, ao enxergar o potencial nessas localidades, fomenta os agricultores familiares, coletando todo o leite produzido dos tanques de resfriamento das associações de produtores para o seu laticínio, em Coruripe, garantindo geração de renda, aumento da receita da entidade e fortalecimento da cadeia produtiva do leite.

Um exemplo é o município de Junqueiro, no agreste, onde são coletados mais de 700 litros de leite por dia, uma fatia grossa dos 1.200 litros totais vindos dos municípios da mesorregião, que ainda engloba associações de Teotonio Vilela, São Sebastião e Campo Alegre. O resultado veio com a parceria da associação de produtores do município, a Juncoleite, que tem a oportunidade de garantir melhorias e assistência técnica aos seus agricultores familiares.

Sobre a organização e rentabilidade, a Pindorama acredita que o município tende em apostar cada vez mais na atividade. “Eles sentiram que o leite faz com que o setor produtivo se diversifique. Como são fornecedores do Programa do Leite, perceberam que a sua renda está estável e agora as associações estão mais organizadas e garantindo qualidade no produto”, avalia o gerente da cooperativa, Jasse Rocha.

Ainda de acordo com o gerente, as ações da Juncoleite ainda promove informação aos produtores. “Frequentemente eles se articulam com a prefeitura e entidades apoiadoras, como a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), para promover dias de campo e alertar seus associados sobre a importância de vacinação e sanidade animal e melhorias no manejo dos rebanhos”, destaca Jasse, referindo-se ao próximo dia de campo no município, que acontece neste sábado, dia 15.

Ao todo, o laticínio da Pindorama coleta 8.000 litros de leite diários vindo não só do agreste, mas do litoral sul e Baixo São Francisco. Além da produção de leite pasteurizado para fornecer ao Programa do Leite, ainda é produzida a sua tradicional manteiga.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate