Unicef realiza segundo dia do Ciclo de Capacitação do Selo Unicef Município Aprovado

Unicef realiza segundo dia do Ciclo de Capacitação do Selo Unicef Município Aprovado

Dando continuidade às atividades de explanação e desenvolvimento das metas referentes ao Selo Unicef Município Aprovado, foi realizado, nesta quarta-feira (12), no polo de Maceió, o primeiro Ciclo de Capacitações para os municípios alagoanos inscritos no programa, iniciado ontem (11), em Arapiraca. Agora em sua quarta edição, o Selo obteve a adesão de 55 municípios que se comprometeram em alcançar as 32 metas exigidas, proporcionando a universalização dos direitos, bem como a melhoria da qualidade de vida das crianças e dos adolescentes na região do semiárido.

Com a conclusão do primeiro estágio do projeto, será efetuada uma agenda de mobilizações, na qual estarão presentes as articulações e atividades formativas do Selo, visando reforçar os objetivos propostos e, sobretudo, envolver os municípios na participação efetiva de todas as etapas. “Nosso maior desejo é entregar, ao final da gestão do programa, o Selo a cada um dos participantes envolvidos. Isso vai significar, antes de qualquer coisa, o cumprimento da maior finalidade dessa ação, que é a garantia de uma vida estruturada, pautada em políticas públicas eficientes e de qualidade”, destacou Conceição Cardoso, consultora do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef.

Em cada município o articulador é a pessoa indicada para promover o programa, que consiste numa ação conjunta com o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, além de adolescentes e técnicos da prefeitura. Para Daniel Magalhães, representante de Novo Lino, é necessário o trabalho continuo e, para isso, o engajamento de todos os membros torna-se primordial na obtenção desse processo. “Estamos aqui, mais uma vez, focados e desejando mudanças para nossas crianças e adolescentes que vivem em uma situação de risco. Queremos que elas tenham acesso à saúde, educação e uma vida social de qualidade, desfrutando de seus direitos enquanto cidadãos”, afirmou.

Desde a sua criação em 1999, o Selo Unicef Município Aprovado, tem como principais metas universalizar os direitos, reduzir as desigualdades sociais , promover a proteção integral e melhoria das condição de vida dos jovens. Nesse sentido, Matheus Eduardo, de apenas 15 anos, morador do município de São Miguel dos Campos, acredita que o papel dos adolescentes é fundamental para a conquista do Selo, “o maior interessado somos nós, crianças e adolescentes; nossa função é mobilizar a todos e lutar pelos direitos que são inerentes a nós”, ressaltou. “Todos temos um papel importante nesse processo, precisamos fazer a diferença e conquistar o que ano passado não foi possível, o Selo”, completou.

Ao final da edição 2013-2016, estima-se que pelo menos dez capacitações sejam ainda realizadas nos polos de Maceió e Arapiraca, em continuidade a metodologia apresentada na manhã de hoje, além de capacitações que auxiliam na obtenção do Selo.

Os municípios podem contar com o auxilio da Seades, representada por Alexandra Lages, secretária executiva do Comitê do Pacto Estadual “Um mundo melhor para as crianças e o adolescente do semi-árido”. O Comitê do Pacto é coordenado pela Seades em parceria com outros órgãos governamentais e sociedade civil.

Selo Município Aprovado

A iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância busca universalizar direitos e melhorar a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes na região do semiárido. Ele parte do princípio de que cada município da região pode colocar na pauta de suas políticas públicas prioritárias a defesa dos direitos da criança, nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social.

O Selo incentiva as prefeituras a promoverem os direitos das crianças e adolescentes de: sobreviver e se desenvolver; aprender; proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; crescer sem violência; ser adolescente; ser prioridade absoluta nas políticas públicas; praticar esportes, brincar e divertir-se. Sendo também um reconhecimento internacional ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.

A metodologia do Selo prevê a realizações de ações de comunicação e de mobilização social; treinamento de atores locais para que apoiem o fortalecimento das políticas públicas; monitoramento de indicadores sociais; avaliação do desempenho e certificação dos municípios que alcançam os melhores resultados.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate