Conheça o alagoano que foi indicado por Dilma para o Ministério do Turismo

Conheça o alagoano que foi indicado por Dilma para o Ministério do Turismo

Dois dos novos ministros anunciados por Dilma Rousseff nesta quinta-feira, 13, tem passagem por Alagoas. O  novo ministro das Cidades, Gilberto Occhi, já morou em Maceió e foi superintendente da Caixa no Estado. A indicação de Occhi, feita pela bancada do PP com interferência do senador Benedito de Lira e o deputado federal Arthur Lira, foi antecipada esta semana neste site.

Já o novo ministro do turismo, Vinicius Nobres Lages, é alagoano e teve uma longa vida profissional em Maceió, antes de se mudar para Brasília, onde passou a trabalhar no Sebrae Na.

Segundo a Folha de São Paulo, “a escolha de Vinicius Lages para o Turismo tende a agravar o mal-estar da bancada do PMDB na Câmara com o Palácio do Planalto. O mais cotado para a vaga até a manhã desta quinta-feira (13) era Angelo Oswaldo, do PMDB mineiro… a bancada da Câmara diz que a indicação partiu do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de quem Lages é conterrâneo”

A indicação de Vinicius Lages surpreendeu o meio político. Dilma se decidiu por Lages nas últimas horas e o Planalto atribuiu a escolha a uma opção por um perfil técnico.

Em Alagoas, Vinicius era professor da Ufal e fez carreira no Sebrae, onde ocupou várias funções. Seu perfil foi publicado em vários sites. O texto a seguir é do G1:

Novo ministro acumulou experiência em turismo atuando no Sebrae

Engenheiro agrônomo Vinicius Lage substituirá Gastão Vieira na pasta. Neste ano, ele coordenou programa de apoio a empresas para a Copa

O novo ministro do Turismo, Vinicius Nobre Lages, 56 anos, é engenheiro agrônomo e ocupava desde 2007 o cargo de gerente da Unidade de Assessoria Internacional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa). Antes, já havia sido gerente da área de turismo do órgão. Neste ano, ele coordenou o programa do Sebrae de apoio e preparação de empresas para a Copa do Mundo.

Lages fez doutorado em economia do desenvolvimento na França e tem especialização em economia de serviços, turismo e desenvolvimento de negócios. Foi membro do Conselho Nacional de Turismo,  de 2003 a 2007 e em 2011. Também representou a instituição na Organização Mundial do Turismo entre 2003 e 2007 e em 2011.

O novo ministro substituirá Gastão Vieira (PMDB-MA), que deve se candidatar a uma vaga na Câmara dos Deputados na eleição deste ano.

O anúncio do nome de Lages ocorreu junto com a mudança no comando de outros cinco ministérios: Cidades (Gilberto Occhi), Desenvolvimento Agrário (Miguel Rosseto), Agricultura (Neri Geller), Pesca e Aquicultura (Eduardo Lopes) e Ciência e Tecnologia (Clélio Campolina).

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate