Agropecuária é a segunda atividade com mais rotatividade de empregos

Agropecuária é a segunda atividade com mais rotatividade de empregos

O setor agropecuário é a segunda atividade no país com maior rotatividade de empregos, ficando apenas atrás apenas do ramo da construção civil. O dado foi apresentado pelo Ministério do Trabalho em um seminário que discutiu propostas para mudar essa situação.

A rotatividade na construção civil chegou a 115% em 2012. No setor agropecuário, o índice foi de 92%.

“A rotatividade na agricultura é uma situação intrínseca do setor, é estrutural. A partir do momento que tem uma safra, contrata, quando termina, descontrata. Não quer dizer que o mercado, no caso da agricultura, demite porque quer demitir, é porque houve uma redução da necessidade daquele trabalhador. De que forma pode-se cuidar desse tema sem que o trabalhador fique desprotegido de benefícios sociais? São esses temas que iremos discutir”, afirma o secretário de Polícias Públicas do Ministério do Trabalho, Silvani Alves Pereira.

“O sistema público de emprego deveria propiciar proteção no término de uma colheita. Na agricultura, o trabalhador tem ocupação, ao longo do ano todo, em vários períodos pequenos, para diferentes empregadores, com períodos mais longos de interrupção da atividade sem rendimento, mas tem emprego o ano todo, só que descontinuado”, destaca o diretor-técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lucio.

Entidades sindicais e patronais puderam contribuir com sugestões para mudar esse quadro.

“É a cultura do patrão, que quer usar o trabalhador para fazer muito e pagar pouco e sem as condições de trabalho que precisaria oferecer. Eu percebo que o Ministério do Trabalho precisaria investir muito na questão da fiscalização, tem que acompanhar muito bem as convenções coletivas, fiscalizar mais as empresas para que elas cumpram com os acordos coletivos”, observa o secretário de Finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Aristides Santos.

Rural Br

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate