TJ homenageia Tourinho: “Era um referencial como criminalista”

TJ homenageia Tourinho: “Era um referencial como criminalista”

O Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) realizou, nesta terça-feira (11), solenidade de homenagens póstumas ao desembargador José Fernando Lima Souza, conhecido como Fernando Tourinho. Desembargadores, amigos, familiares e autoridades que conviveram com o magistrado discursaram sobre as contribuições de Tourinho para a comunidade jurídica e à sociedade, além de ressaltar suas características pessoais.

O desembargador José Carlos Malta Marques, presidente da Corte, sublinhou que Fernando Tourinho é um nome citado com muito respeito em todo o Nordeste do Brasil, e um referencial como criminalista. “A cultura jurídica alagoana levou um golpe muito grande porque perdeu um de seus maiores expoentes; o estado de Alagoas perdeu um filho ilustre; e eu perdi um amigo”, lamentou.

“Suas ações transcenderam o estado de Alagoas, chegando a ser presidente do Colégio de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil” declarou o desembargador decano do Tribunal, Washington Luiz Damasceno Freitas. O desembargador João Luiz Azevedo afirmou que Tourinho permanecerá vivo através das suas obras e a maior riqueza que deixa aos seus filhos são “a educação, a formação, o caráter”.

Desembargadores exaltam qualidades pessoais

“Foi falado que ele era um príncipe. E ele era mesmo. Em todos os seus gestos e sua conduta” discursou a desembargadora Elisabeth Carvalho, em referência a um apelido do homenageado. O desembargador Fábio Bittencourt destacou as qualidades humanas de Fernando Tourinho. “Além de uma pessoa de cultura ímpar, era um ótimo pai, avô, e um amigo para as horas boas e ruins”.

O juiz auxiliar da presidência Diógenes Tenório enalteceu a lição de resistência e sabedoria deixada pelo desembargador. “Como advogado e como militante do Direito nesta casa, sempre levava as melhores contribuições”.

Walmer Valença, procurador do Ministério Público Estadual, falou sobre a oportunidade de conviver com o desembargador. “A característica mais marcante da sua personalidade é a elegância. Elegância no tratamento com os advogados, com funcionários, com todos”, relatou.

Tourinho filho agradece homenagens

Filho do homenageado, Fernando Tourinho de Omena Souza discursou emocionado e agradeceu aos presentes. “O que está me confortando é orgulho de meu pai, pelo desembargador, pai, filho e pessoa que foi, e saber que ele cumpriu sua missão”, declarou. E lembrou uma das lições ensinadas: “Tudo o que fizer, faça da melhor forma que puder, e faça com amor”.

Os desembargadores Tutmés Airan, James Magalhães, Otávio Praxedes, Klever Rêgo Loureiro, Alcides Gusmão e Sebastião Costa Filho também falaram sobre os ensinamentos de Tourinho.

Discursaram ainda a filha do desembargador, Luciana Omena; a presidente da Associação de Magistrados de Alagoas, Fátima Pirauá; o presidente em Alagoas da Ordem dos Advgodados do Brasil, Thiago Bonfim; o deputado estadual Inácio Loiola; e Diógenes Tenório Júnior, representando a Academia Alagoana de Letras.

José Fernando Lima Souza foi advogado, professor da Universidade Federal de Alagoas, desembargador, corregedor geral de Justiça, e presidente do TJ/AL, no biênio 2001/2002. Faleceu aos 76 anos, na terça-feira passada (04).

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate