Secretaria de Saúde promove ações no Calçadão do Comércio

Secretaria de Saúde promove ações no Calçadão do Comércio

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último sábado (08), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação do Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais, promoveu nessa segundafeira (10), de 9h às 16h, no Calçadão do Comércio, uma série de ações voltadas para o público feminino.

O evento foi fruto de uma parceria com o Sesc/AL, Aliança Comercial e Sindicato Patronal de Estética e salões de beleza. Palestras educativas sobre a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids foram proferidas, houve a distribuição de preservativos (masculinos e femininos), aferição de pressão, medição de glicemia e cortes de cabelo.

Para a vendedora Luciana Santos, 34, as orientações sobre o uso do preservativo feminino foram importantes. “A gente não costuma usar esse tipo de preservativo, mas eu vi que ele muitas vezes se mostra mais eficaz que o masculino na prevenção das DSTs”, afirmou.

Segundo a coordenadora do Programa de DST, Aids e Hepatites Virais, Sandra Gomes, é importante que as campanhas de prevenção sejam constantes, principalmente por conta do crescente número de pessoas infectadas com o HIV.  “Em 2014, recebemos 57 novas notificações sobre pessoas infectadas com o vírus e três casos de Aids confirmados. Dessa forma, toda forma de conscientização é essencial”, afirma a coordenadora.

Em Maceió, no início da epidemia, na década de 1980, a cada 16 homens com Aids, tinha-se um caso em mulher. Atualmente, a proporção é de praticamente 01×01. Nos anos de 2012 e 2013, só no público feminino, foram notificados 85 e 53 casos respectivamente. A faixa etária com maior incidência de casos é a de mulheres entre 20 a 34 anos. Em 2012, foram 39 casos confirmados e no ano seguinte, 24 casos.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate