SMTT multa 10 condutores na primeira manhã de multas na Faixa Azul

SMTT multa 10 condutores na primeira manhã de multas na Faixa Azul

Nas primeiras horas em que começou a vigorar a punição para os motoristas que não respeitassem a faixa exclusiva de ônibus na capital, 10 condutores foram multados. As infrações foram cometidas na manhã desta segunda-feira (10).

De acordo com informações da assessoria de comunicação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), foi na Avenida Fernandes Lima que os infratores tentaram se desvencilhar do trânsito e trafegaram na faixa destinada aos ônibus coletivos.

Porém, o primeiro motorista que perdeu três pontos na carteira de habilitação e terá que arcar com a multa de R$ 53,20 foi um condutor de um coletivo. Segundo a assessoria da SMTT, o infrator realizou uma ultrapassagem fora da faixa em um trecho da Fernandes Lima e acabou multado.

A SMTT considera que o primeiro dia de contabilização de multas foi tranquilo e não foram registradas graves ocorrências. Durante as primeiras horas da manhã a faixa destinada aos ônibus contrastava com as demais faixas das avenidas. De um lado, os carros e outros veículos enfrentavam um grande congestionamento, enquanto que na ‘Faixa Azul’ os ônibus trafegavam sem maiores problemas.

Inicialmente, a uso da Faixa Azul estava destinado apenas aos ônibus, mas após estudos entre representantes da SMTT e do Sindicato dos Taxistas (Sintaxi) ficou acordado que taxistas e condutores de veículos complementares também estão autorizados a circular na faixa. Segundo eles, a determinação ocorre após estudos de viabilidade.

De acordo com a determinação, os táxis só estão autorizados a circular na Faixa quando estiverem com passageiros. Para não comprometer a fiscalização, os taxistas devem retirar as películas fumês dos veículos.  Já para o embarque e desembarque de passageiros, os taxistas devem obedecer a uma distância mínima de dez metros de distância de antes ou depois de um ponto de ônibus.

Já em relação aos veículos complementares, ficou estabelecido entre a SMTT, Sintrancomp e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) que 59 veículos complementares, obrigatoriamente, vão passar a circular na faixa azul. Os automóveis terão que instalar, dentro de um prazo de 30 dias, chips que serão monitorados via satélite pela SMTT.

Assim como os taxistas, os veículos complementares devem retirar a película e não ultrapassar a velocidade de 50 Km/h. O embarque e desembarque de passageiros devem ser feitos, exclusivamente, nos pontos intermunicipais (complementar), cuja identificação dos pontos será realçada pela Arsal com a pintura de meio-fio.

Os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias continuam também usando as faixas à esquerda. Esses veículos só podem circular na faixa azul em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, conforme o que preceitua o art. 29, VII do CTB.

Cada Minuto

Author Description

Redação

There are 2 Comentários. Adicione o seu


    Warning: call_user_func() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'tfuse_comment' not found or invalid function name in /home/edivaldojunior/www/wp-includes/class-walker-comment.php on line 180

    Warning: call_user_func() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'tfuse_comment' not found or invalid function name in /home/edivaldojunior/www/wp-includes/class-walker-comment.php on line 180

Participe do debate