Secretário nacional aponta AL como 1º na recuperação de dependentes

Secretário nacional aponta AL como 1º na recuperação de dependentes

A política de acolhimento a dependentes químicos do Estado de Alagoas é a experiência mais avançada no país em termos de estrutura, organização da rede e quantidade de vagas ofertadas. A afirmação foi feita pelo titular da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Vitore Maximiano, durante visita oficial a Alagoas, recentemente.

Maximiano veio conhecer pessoalmente a estrutura física e de atendimento do Acolhe Alagoas, passando pelo Centro de Acolhimento, em Maceió, e duas comunidades acolhedoras em Marechal Deodoro. Nos locais, comprovou a efetividade do serviço e a adesão da população, conversando com algumas famílias que aguardavam a triagem.

O Acolhe Alagoas começou em 2010 exclusivamente com recursos próprios do Estado, como destacou o governador Teotonio Vilela, e já acolheu mais de 9 mil pessoas. Apenas em 2013, Alagoas recebeu participação do Governo Federal no co-financiamento das comunidades acolhedoras – 960 vagas mantidas pelo Estado e 355 pela Senad, totalizando 1.315, enquanto o resto do país divide as outras quase 6.200 vagas custeadas pela secretaria.

“A questão da droga é reconhecidamente o grande indutor da violência no mundo e em especial no Brasil. Alagoas não está fora disso. O crack mudou o paradigma da forma de lidar com o problema. Nosso Estado saiu na frente entre os demais estados brasileiros, com uma política de acolhimento de dependentes químicos ao encargo da Sepaz. É gratificante, como aconteceu recentemente, ouvir do próprio secretário Vitore Maximiano que Alagoas tem o programa mais eficaz do Brasil no que diz respeito ao enfrentamento dessa questão”, disse o secretário Adalberon Sá.

Vitore Maximiano é paulista, formado em Direito, tendo atuado na Defensoria Pública do Estado de São Paulo antes de assumir a Senad, em abril de 2013. Coordenou o posto de atendimento da Defensoria durante a ação do Governo do Estado com o Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), na Cracolândia, em São Paulo.

Agência Alagoas

 

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate