Brasília sediará o 8º Fórum Mundial da Água

Brasília sediará o 8º Fórum Mundial da Água

O 8º Fórum Mundial da Água será realizado em Brasília, em 2018. A decisão foi no último dia 26, em Gyeongju – Coréia do Sul, pelos Governadores do Conselho Mundial da Água. Brasil e Dinamarca disputaram o direito de realizar o evento e, na eleição, Brasília recebeu 27 sufrágios contra apenas 10 de Copenhagem.

A candidatura do Brasil foi apresentada durante a realização do 7º Fórum, em Marselha – França, e a escolha de Brasília como cidade sede foi proposta pelo GDF e aceita do governo federal. Na comitiva brasileira (foto) à reunião dos Governadores, o governador Agnelo Queiroz e o Diretor Presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF- ADASA, Vinicius Benevides, estiveram presentes.

O Fórum Mundial da Água é o maior acontecimento do planeta sobre o tema água. Desde sua primeira versão, em 1997, até a sexta – em 2012, o Brasil se apresentou como ator privilegiado pela importância de deter a maior quantidade de água doce do planeta e dispor de um sólido arcabouço institucional no que se refere à gestão dos recursos hídricos.

Realizado a cada três anos, o evento reúne Cientistas, políticos, governantes, estudantes, organizações não governamentais, empresas e chefes de estado se debruçam na troca de experiências para solucionar os atuais problemas e formular propostas concretas para os grandes desafios mundiais na área dos recursos hídricos.

O Fórum discute soluções para o aproveitamento racional e sustentável da água no planeta. Cientistas, políticos, governantes, estudantes, organizações não governamentais, empresas e chefes de estado se debruçam na troca de experiências para solucionar os atuais problemas e formular propostas concretas para o futuro e grandes desafios mundiais na área dos recursos hídricos.

Razões da escolha

Para Vinicius Benevides, a escolha de Brasília foi baseada e uma série de vantagens comparativas, técnicas e políticas. Localizada numa região onde as águas superficiais nascentes na área atravessam o continente até encontrar o Atlântico, no extremo norte, percorrendo 2.150 quilômetros; na outra vertente, as águas que seguem para o sul, depois de 3.300 quilômetros, vão desaguar no estuário do rio da Prata.

Do planalto central nascem ainda alguns tributários do São Francisco, que tem 2.814 quilômetros e banham algumas das áreas mais críticas do país em termos de escassez de água. Brasília é conhecida como a cidade das águas emendadas, nascente de importantes bacias hidrográficas e que desempenham relevante papel na ocupação territorial.

Vinicius salientou que, com a vitória de Brasília, “o Brasil se coloca na posição de protagonista na questão da preservação e do uso dos recursos hídricos. Temos a convicção de que iremos realizar este importante evento, marco divisório para as soluções sustentáveis do uso dos recursos hídricos, fundamentais para o desenvolvimento harmônico das nações”.

O governador Agnelo Queiroz disse que o evento deixará um legado para cidade em termos de infraestrutura e legislação sobre recursos hídricos, além de um grande volume de turistas. A previsão é de que, durante a semana de realização do Fórum, pelo menos 40 mil pessoas passem pela capital federal. Brasília se coloca como cidade de grandes investimentos.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate