Renan e ministros lotam aviões da FAB em voos no Carnaval

Renan e ministros lotam aviões da FAB em voos no Carnaval

A Coluna Esplanada, com circulação em vários jornais do Brasil e na internet (http://colunaesplanada.com.br/) fez o levantamento sobre os voos com jatos da FAB realizados durante o carnaval. O resultado virou notas da edição do último dia 6, reproduzidas  a seguir:

Ministros foliões no bloco da FAB

O Carnaval começou cedo e dura até hoje para o presidente do Congresso, Renan Calheiros, e pelo menos sete ministros. Seis deles embarcaram para casa em jatinhos da FAB na quinta-feira passada, com a desculpa de que iam ‘a serviço’ – exceção para Renan e o ministro dos Transportes, César Borges, que justificaram ‘residência’.

Para poupar o bolso, diante dos altos preços das companhias aéreas, a turma da carona nos jatinhos não foi pequena: foram 42 passageiros extras em apenas oito voos.

Carona de luxo

A maioria dos caroneiros são assessores dos ministérios e convidados dos ministros, cuja lista não pode ser divulgada pela FAB. A turma economizou, e muito.

Lotação aérea

O voo mais lotado foi o de Maria do Rosário (SDH), com 12 passageiros. O jatinho fez escala no Rio e à noite levou a turma para Canoas (RS).  Os ministros foliões que decolaram na quinta foram: Guido Mantega, César Borges, Marta Suplicy, Manoel Dias, Marco Raupp, Maria do Rosário e Afif Domingos.

Renan dá carona para sempre quatro passageiros

O presidente do Senado tem usado o jatinho da FAB com precisão todas as semanas. Ele vem para Maceió na quinta-feira ou sexta e retorna para Brasília sempre na segunda-feira e raramente aos domingos.

Levantamento feito por este blog, de acordo com dados oficiais do Ministério da Defesa e Comando da Aeronáutica, mostra que o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, usa ao menos duas vezes por semana os jatinhos da FAB. Somente este ano foram nove viagens, a última, foi realizada na sexta-feira,7.  O senador voltou mais cedo para Brasília, em função de reunião da cúpula  do PMDB com a presidente Dilma Roussef neste domingo,9.

Este ano Renan Calheiros usou os aviões apenas para deslocamentos entre Maceió e Brasília – sempre para ir por motivo de “residência” ou “serviço”.

Um detalhe chama atenção: Renan viaja sempre acompanhado de 4 passageiros. Os nomes não são divulgados, mas em alguns desses voos pelo que  se sabe Renan Calheiros traz deputados federais, políticos e amigos. As viagens de Renan Calheiros na “FAB Air Lines” são sempre marcadas por muitas conversas.

viagens de renan

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate