SMS realiza ações para celebrar o Dia Internacional da Mulher

SMS realiza ações para celebrar o Dia Internacional da Mulher

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo sábado (08), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação do Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais em parceria com o SESC/AL, Secretaria Estadual de Saúde e os grupos RNP+ e Cidadãs Posithivas, realiza no Sesc Guaxuma, a partir de 9h, o Encontro Rede de Pessoas Vivendo com HIV/Aids e Cidadãs Posithivas. O evento contará com palestras, dinâmicas, oficinas e momentos de lazer para as PVHA (Pessoas Vivendo com HIV/Aids), com enfoque na prevenção posithiva (prevenção para as pessoas que já vivem com o vírus HIV), principalmente o público feminino.

Segundo a coordenadora do programa de DST, Aids e Hepatites Virais da SMS, Sandra Gomes, os números de pessoas infectadas com o vírus HIV tem crescido. “Apenas esse ano, foram notificadas 57 novas pessoas (homens e mulheres) infectadas com o vírus e três casos de Aids, então por mais que haja campanhas educativas, é sempre importante aproveitar a oportunidade para chamar a atenção da população para as medidas preventivas”, afirmou.

Em Maceió, no início da epidemia, na década de 1980, a cada 16 homens com Aids, tinha-se um caso em mulher. Atualmente, a proporção é de praticamente 01×01. Nos anos de 2012 e 2013, só no público feminino, foram notificados 85 e 53 casos respectivamente. A faixa etária com maior incidência de casos é a de mulheres entre 20 a 34 anos. Em 2012, foram 39 casos confirmados e no ano seguinte, 24 casos.

Preservativo feminino

O preservativo feminino é mais uma estratégia de prevenção e de autonomia para a mulher. Trata-se de um insumo de custo elevado se adquirido na rede privada. Em Maceió, todas as Unidades de Saúde disponibilizam o preservativo feminino, que também é distribuídas em todas as ações itinerantes que o Programa DST/Aids/HV realiza ao longo do ano.

Outra ação será promovida pela Coordenação do Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais da SMS no dia 10 de março (segunda-feira), das 9h às 16h, no calçadão do comércio. Na ocasião, será montada uma tenda para o evento onde serão ministradas palestras educativas sobre a prevenção de DST, distribuição de preservativos, aferição de pressão, medição de glicemia e cortes de cabelo. A ação conta com parcerias do Sesc, Aliança Comercial e o Sindicato Patronal de Estética, salões de beleza, e empresas similares de Alagoas (Sindibeleza).

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate