Mulheres são responsáveis por 70% das liberações de crédito da Desenvolve

Mulheres são responsáveis por 70% das liberações de crédito da Desenvolve

As mulheres são maioria entre os mais de um milhão dos tomadores de crédito no Brasil. Duas em cada três pessoas que buscam o Programa Nacional de Microcrédito, segundo o Ministério da Fazenda, são do sexo feminino. Em Alagoas, esta estatística não poderia ser diferente. Uma comprovação deste dado é que as empreendedoras alagoanas são as responsáveis por cerca de 70% da carteira de crédito da Desenvolve – Agência de Fomento.

Para o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, as mulheres possuem características marcantes que são fundamentais na hora de empreender. “O sexo feminino consegue ser mais organizado e planejado na hora de investir em seus negócios. Atualmente, são a força da economia alagoana, sobretudo no que se refere ao fortalecimento dos pequenos negócios”, enfatizou.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), fatores como persistência, confiança, ousadia e talento foram os que mais contribuíram para o aumento de liberação de crédito para o sexo feminino. Além disso, características como organização, flexibilidade e calma são consideradas as mais marcantes das personalidades da mulher empreendedora.

Esse é o caso da empreendedora Nádia Mendes, que trabalha há mais de 20 anos com o comércio varejista de artes. Ela procurou a Desenvolve para solicitar um empréstimo para investimento em capital fixo. “Eu precisava de uma máquina para acelerar a minha produção. Foi graças a este contrato de crédito que solicitei junto à Agência de Fomento que consegui comprar o equipamento que hoje está dando maior suporte ao meu empreendimento”, disse.

Setores de maior investimento

Levantamento do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) conclui que, em 33% dos casos, as mulheres preferem atividades ligadas ao comércio varejista; 20% investem em alimentação; e 12% apostam na indústria de transformação.

Segundo o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, este aumento na carteira de crédito voltada para as empreendedoras é reflexo da sua entrada no mercado profissional. “Este reflexo no mundo dos negócios e, sobretudo, na carteira de crédito é natural, já que as mulheres estão dominando o mercado profissional, sabendo lidar com mais racionalidade quando o assunto se trata de investimentos financeiros”, explicou.

Maria das Graças, empreendedora do ramo de confecções do município de Arapiraca, foi uma das contempladas com investimentos da Desenvolve. Sua fábrica de fardamentos foi beneficiada por recursos não reembolsáveis do Edital de Microindústrias. “Como empreendedora não podemos deixar passar nenhuma oportunidade de investir e ampliar os nossos negócios. A Desenvolve está sendo fundamental neste processo de fortalecimento da minha empresa”, enfatizou.

As linhas de crédito da Desenvolve tem como objetivo garantir a autonomia econômica com condições de acesso ao crédito, de forma sustentável, e demais serviços financeiros que possibilitem o desenvolvimento de atividades empreendedoras que geram emprego e ampliam a renda das famílias alagoanas.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate