Faixa exclusiva: Fase de adaptação termina neste domingo

Faixa exclusiva: Fase de adaptação termina neste domingo

A fase adaptativa de implantação da faixa exclusiva para o transporte público coletivo por ônibus, nos dois sentidos das Avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, termina neste domingo (09). A partir da segunda-feira (10), o condutor que desrespeitar o funcionamento da faixa azul será autuado punitivamente com pagamento de multa e perda de três pontos na carteira de habilitação, conforme estabelece o Art. 29, VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) manterá a fiscalização das 6h às 20h, de segunda a sexta-feira, intensificada.

“Ainda estamos na fase de adaptação, mas já podemos dizer que a faixa azul é um sucesso. Nos primeiros dias, os condutores de veículos particulares tiveram que se ajustar à novidade. Contudo, hoje a conscientização sobre uso da faixa tem sido desenvolvida, pois é uma necessidade para o transporte público por ônibus na capital”, declarou o prefeito em exercício, Marcelo Palmeira.

Segundo o titular da SMTT, Tácio Melo, uma das principais vantagens da faixa é que ela dobra a velocidade média dos ônibus, atualmente registrada em 14km/h, o que resulta na diminuição do tempo que o passageiro registra ao se deslocar em Maceió.

“A mudança no trânsito deve ser comportamental. O usuário do transporte público está satisfeito, pois o tempo no deslocamento está reduzido. A população tem notado o benefício, principalmente os trabalhadores que utilizam os ônibus”, disse Palmeira. Ainda segundo informou, os condutores podem notar uma diferença na malha viária. “Ruas e avenidas em diferentes regiões da cidade estão recapeadas ou recebendo uma nova camada de asfalto e também sinalização horizontal”, destacou.

A implantação da faixa exclusiva se estende por 30 km (ida e volta), com início na Avenida Tomás Espíndola, no Farol, até a rotatória da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Tabuleiro do Martins. A SMTT tem fiscalizado o uso da faixa exclusiva por meio do videomonitoramento. Agentes de fiscalização estão posicionados em cinco cabines espalhadas em pontos estratégicos do canteiro central da Durval de Goés Monteiro. São eles: nas proximidades da Bomba do Gonzaga, supermercado Makro, Hiper Bompreço Gruta, Casa Vieira Farol e Casa das Carnes do Farol.

Como funciona a faixa exclusiva?

O funcionamento da faixa exclusiva de ônibus durante e após a fase de adaptação é de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Nos finais de semana e feriados nacionais, o uso é livre. Os veículos particulares, os ônibus de viagens e escolares devem usar apenas as pistas da esquerda e a pista da direita somente quando estiverem prestes a entrar numa via com acesso daquele lado, com a antecedência de duas quadras.

Já os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias continuam também usando as faixas à esquerda, podendo transitar na faixa exclusiva somente em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, conforme o que preceitua o art. 29, VII do CTB.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate