Variedade de sorgo desenvolvido em Alagoas ganha capítulo em publicação do BNB

Variedade de sorgo desenvolvido em Alagoas ganha capítulo em publicação do BNB

Importância do Melhoramento Genético de Diferentes Tipos de Sorgo para as Mesorregiões do Agreste, Sertão e afins do Semiárido Brasileiro. Este é o nome de um dos capítulos de uma nova publicação do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). A pesquisa, que revelou uma das variedades de maior importância para a produção de forragem com escassez de chuvas, o SF 15, ocorreu em Alagoas, por meio de uma parceria entre o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). A previsão é que o material seja publicado no primeiro semestre de 2014.

Há seis anos um convênio com a Diretoria de Pesquisa Agropecuária, que pertencia a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), IPA e o Etene/BNB, iniciou a avaliação de mais de 300 variedades de Sorgo com aptidões para forragem, grãos e biocombustíveis.  As variedades SF-11, SF-25-02, IPA-467-2 e SF-15 foram recomendadas para plantio. Parte dos experimentos foi avaliada na Estação Experimental da Emater/AL, Unidade Santana do Ipanema.

De acordo com o pesquisador da Emater/AL, engenheiro agrônomo e mestre em Fitomelhoramento, Fernando Gomes, a publicação contextualiza a importância da cultura para o Semiárido Brasileiro, o comportamento das variedades avaliadas com data de plantio, colheita e pesagem, ou seja, um panorama dos estudos que comprovam a viabilidade da cultura, principalmente para a agricultura familiar, que é atualmente o público que apresenta maior necessidade de alternativa de forragem.

“É o reconhecimento do trabalho de uma equipe capacitada e dedicada a contribuir com o desenvolvimento da agricultura nas regiões com forte estresse hídrico. Este ano vamos dar continuidade e repetir os ensaios na Estação Experimental de Santana do Ipanema, serão 120 materiais avaliado.  Entre esses, as 25 variedades mais plantadas no Brasil”, destacou Fernando Gomes.

Estação Experimental

A Estação Experimental da Emater/AL, Unidade Santana do Ipanema, possui uma área de 184 hectares e é hoje a principal unidade de pesquisa do instituto. Além das pesquisas com o Sorgo, são desenvolvidas pesquisas com Palma Forrageira. A área abriga coleções de 50 variedades de palma, 30 materiais de umbu, um bosque com 50 pés de Nim e 30 hectares de caatinga arbórea. Registros das atividades de pesquisa mostram ainda que a Unidade já foi um importante núcleo de pesquisa com feijão, milho e cabras leiteiras.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate